Publicidade
Investimento
Locais afetados pelas fortes chuvas em Palmitinho recebem obras de melhorias
O trabalho envolve diversas equipes e conta com a parceria da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da cidade, e Secretarias de Obras de municípios vizinhos
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 27 de outubro de 2023 às 10:17h

A Administração de Palmitinho, por meio da Secretaria de Obras e Viação, vem trabalhando de forma intensa para recuperar os locais afetados pelas fortes chuvas que caíram na última semana, no município. O trabalho envolve diversas equipes e conta com a parceria da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da cidade, e Secretarias de Obras de municípios vizinhos. “Estamos fazendo um grande esforço para recuperar os trechos mais afetados das estradas, bueiros e cabeceiras de pontes que foram danificadas”, destaca o secretário de Obras, Evandro Pacheco.
Entre as pontes recuperadas está a localizada na linha Lajeado Leão e a ponte situada na linha Braguinha, sendo que esta contou com o auxílio de máquinas da Secretaria de Obras de Vista Alegre. “Inúmeros bueiros acabaram sendo comprometidos pelo grande volume de chuva e aos poucos estamos fazendo o desentupimento e a recuperação dos mesmos”, salienta Pacheco.
Já a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, trabalha no auxílio a propriedades, muitas delas afetadas pela falta de luz que ocasionou na perda da produção leiteira e na interrupção do abastecimento de água. “Muitas propriedades necessitaram do auxílio da secretaria para levar água aos animais, já que algumas propriedades ficaram sem energia elétrica e consequente sem o abastecimento de água”, diz o secretário da pasta, Anderson Balestrin.
Conforme o prefeito, Caetano Albarello, o município trabalha no fechamento do relatório de perdas ocasionados pelo temporal e pelo excesso de chuvas, sendo que um Decreto de Emergência pode ser publicado. “Estamos trabalhando no levantamento das perdas e estudando a publicação de um Decreto devido as grandes perdas que foram registradas”, frisa Albarello.
Os dados são coletados pela Defesa Civil Municipal e devem ser finalizados ao longo desta semana. Ao menos 200 casas sofreram destelhamentos ocasionados pelo temporal registrado na noite da segunda-feira, 16. Além disso, a cheia do Rio Guarita alagou plantações e propriedades situadas nas proximidades do rio.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU