Publicidade
Aceleração regional
Turismo ganha força com projeto de desenvolvimento
Parceria entre a Sicredi Alto Uruguai e o Sebrae proporcionará a construção de diagnóstico e radar turístico do setor em 20 municípios gaúchos
Por: Redação
Publicado em: sexta, 16 de julho de 2021 às 17:19h

Foi apresentado às lideranças da região, nesta semana, o Projeto de Turismo Regional na Rota Águas e Pedras, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o Sebrae, em intercooperação com a Sicredi Região da Produção RS/SC/MG. O objetivo da iniciativa é contribuir com o desenvolvimento regional integrado, com foco nas potencialidades turísticas. Serão criadas estratégias para o setor que contemplem ações de curto, médio e longo prazos, orientando os gestores públicos e empresários, além de promover a conexão de iniciativas que já estão em atividade. 
Nesta primeira ação, para expor o projeto, em função da pandemia, foram realizados encontros microrregionalizados. No dia 13, em Planalto, além do município, estiveram presentes representantes de Alpestre, Ametista do Sul, Nonoai e Rio dos Índios. No mesmo dia, à tarde, em Rodeio Bonito, participaram representantes de Pinhal, Novo Tiradentes, Cristal do Sul, Cerro Grande e Rodeio Bonito. No dia 14, foi a vez de Frederico Westphalen sediar a programação, envolvendo lideranças locais, além de Caiçara, Vicente Dutra, Iraí e Pinheirinho do Vale. Encerrando o ciclo de encontros de bate-papo, Seberi recebeu comitivas de Taquaruçu do Sul, Vista Alegre, Palmitinho, Erval Seco e Seberi.
A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, explica detalhes da iniciativa. “Este projeto se desdobrou dentro do Aceleração Regional – diagnóstico elaborado em parceria com a UFSM, ainda em 2019, que identificou as grandes oportunidades e desafios que temos na região, e uma delas é o turismo. Também recebemos a solicitação por parte de empresários, pedindo nosso engajamento para contribuir com este setor. A partir disso, fomos buscar inspirações em regiões turísticas, como a Serra gaúcha, para entendermos como acontece este desenvolvimento. Com isso, conhecemos experiências já desenvolvidas em alguns locais do Estado, coordenadas pelo Sebrae, e nos encantamos pela metodologia de forma cooperada, articulada e que pensa a região como um todo”, detalha a presidente sobre a parceria firmada junto ao Sebrae.

Publicidade

Etapas
A primeira fase do projeto, com duração de seis meses, terá foco nas etapas da pesquisa, workshops criativos, alternativas de posicionamento e proposta de plano estratégico do município e região, possibilitando mapear atrativos e infraestrutura, identificar oportunidades e obstáculos nos municípios (radar turístico), identificar perspectiva sobre o turismo e a identidade regional, compreender comportamento e percepção de turistas sobre a região, além de outros desdobramentos técnicos. A próxima fase compreenderá as ações estratégicas para a sustentação do projeto e foco nas iniciativas de desenvolvimento regional do turismo.
A coordenadora estadual da Economia Criativa e Turismo do Sebrae-RS, Amanda Paim, conduziu os quatro encontros realizados, e destaca que a região já teve experiências exitosas com turismo, e isso facilita o trabalho e mostra que os atrativos existem. “Outra vantagem, é que há uma proximidade grande entre os municípios em um raio pequeno, e isso contribui muito com a conexão dessas iniciativas. O que falta é ressignificarmos o que vocês já têm, trazendo isso ao mercado de forma atrativa e moderna, que as pessoas encontrem com facilidade o que há aqui. Precisamos dar direcionamento, polir o que existe e identificar onde há espaço para novos investimentos”, frisa Amanda.  

Representante regional
Um dos prefeitos presentes nas reuniões é o de Ametista do Sul, Jadir Kovaleski. O gestor assegura que a iniciativa é muito importante à região. “O nosso município tem um potencial diferenciado, mas ele não se desenvolve sozinho, precisamos das cidades vizinhas para evoluirmos mais. Sabemos que cada município tem sua peculiaridade, suas potencialidades, só falta o pontapé inicial que foi dado nesta reunião, para que possamos evoluir mais. Este suporte do Sicredi e do Sebrae é fundamental para alcançarmos o sucesso nessa grande ideia. Nos colocamos à disposição para sermos parceiros neste projeto inovador para a região”, confirma o chefe do Poder Executivo.
 

Fonte: Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Vitrine do AU