Publicidade
Empreendedorismo
FW sedia o Rotas da Inovação
Evento promove diálogo entre setores da sociedade em prol do desenvolvimento econômico
Por: Witor Silva
Publicado em: quarta, 08 de novembro de 2023 às 17:09h
Atualizado em: quarta, 08 de novembro de 2023 às 17:12h

O Rotas da Inovação, projeto encabeçado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), teve encontro realizado em Frederico Westphalen ontem, 8, no auditório da URI/FW, abrangendo a região Produção e Norte. Os objetivos do projeto incluem a avaliação das ações desenvolvidas de forma regional a partir dos programas da Sict, a conexão com os atores do ecossistema de inovação e a construção conjunta das próximas ações em prol da inovação no RS.
O evento teve início às 9 horas, começando pela saudação do prefeito José Alberto Panosso, que destacou a importância da inovação. "A inovação e a tecnologia desempenham um papel fundamental na melhoria dos serviços públicos, na eficiência do governo e no atendimento às necessidades da sociedade", disse. Em seguida, foi apresentado o planejamento estratégico da Sict para o período de 2023 a 2026 e as iniciativas que estão sendo realizadas. 
Na sequência, houve dois painéis para discutir os temas financiamento público à inovação e políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. Encerrando a programação, ocorreu o Marco Avaliativo do Inova RS, momento destinado ao compartilhamento das ações já realizadas pelo programa em âmbito regional e à revisão e avaliação dos seus objetivos.
Segundo a titular da pasta, Simone Stülp, é esperado o empenho na inovação na região. “Em todas as regiões que visitamos, tivemos a presença de um público engajado em fazer da inovação uma realidade. É isso que esperamos, também, da região da Produção e Norte, para que venham ainda mais resultados positivos desta ação”, frisou. Segundo ela, o diálogo com atores da quádrupla hélice (governo, iniciativa privada, sociedade civil organizada e academia) é essencial para a formulação de políticas públicas eficientes em âmbito estadual.
Os parceiros do Rotas da Inovação são a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS (Sedec), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Badesul, o Conselho de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias do RS (Citec/Fiergs), a Federasul e a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp).
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU