Publicidade
Esporte Clube Itapagé
Parabéns pelos seus 8O anos de história!
De uma trajetória que se confunde com o desenvolvimento esportivo do município, Vermelhão da Colina celebra conquistas ao longo das décadas
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: segunda, 13 de novembro de 2023 às 09:52h
Atualizado em: segunda, 13 de novembro de 2023 às 10:03h

A história do futebol em Frederico Westphalen se confunde com o surgimento do Esporte Clube Itapagé. A área atrás da Catedral Santo Antônio, que era utilizada pelos colonizadores para a prática esportiva, mais tarde – e por muitos anos –, seria o “reduto” do clube, segundo registros do pesquisador Wilson Ferigollo, em seu livro Driblando a Saudade, isso bem antes da inauguração do Vermelhão da Colina e do ginásio, no bairro que leva seu nome. Mas a data oficial da fundação foi 20 de novembro de 1943. O “senhor” que, em breve, completa oito décadas, tem um legado para ser lembrado e muitas contribuições para o esporte regional.

Publicidade

Mas por que Itapagé?

A palavra, de origem indígena, significa Ita – pedra e Pagé, cacique. Porém, o nome homenageia a Marinha Brasileira que, em setembro de 1943, teve o navio afundado durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos fundadores teria chegado no dia da fundação com um exemplar do Correio do Povo, que trazia a notícia sobre o navio, e o grupo definiu o nome e as cores, vermelho e branco.

Fundadores e primeiros jogos

Segundo o livro Driblando a Saudade, os fundadores foram Cincinato Peretti (primeiro presidente), João Muniz Reis (primeiro vice-presidente), Israel Farrapo Machado, Celso Barreto Franzen (primeiro tesoureiro), Dr. Walter Bueni (primeiro instrutor técnico), Garibaldi Freire, Osvaldo Borges (primeiro capitão de campo), Amâncio de Jesus Aranda, Domingos Luis Luz, Acerino Antonio Schmitz, Draunizio Westphalen, Roque Bortoluzzi, Ordalino Pires, Nilton Franco Saraiva (primeiro guarda-esportes), Wilson José Saraiva, Pedro Cañellas (primeiro secretário), José Cañellas, Bento Constantino, Tomaz A. Schimidt e Ramon Cañellas.

O jogo de estreia foi marcado pela vitória e ocorreu um dia após a fundação, na vila Tenente Portela, diante do Esporte Clube Miraguay, por 3x0, com gols de Ramon Cañellas, Osvaldo Borges e Nilton Saraiva. Naquela época, os atletas corriam pelas ruas da Vila Barril, de madrugada ou à noite. Ainda conforme Ferigollo, o primeiro uniforme foi doado pelo médico Walter Bueni.

O Vermelhão da Colina

Foi em 1975 a aquisição dos 40 mil metros quadrados, nas proximidades da URI/FW, onde hoje está o complexo esportivo Vermelhão da Colina. A pré-inauguração da estrutura ocorreu em novembro de 1980, com um torneio de futebol, contando com a participação de 28 equipes. Por toda a década de 1980, foram realizados investimentos para qualificação do espaço físico, com a construção do ginásio, restaurante e vestiários.

O legado dos veteranos

Os veteranos do Itapagé ajudaram a construir grande parte da história do clube. São mais de 35 anos de atuação, e a equipe se mantém ativa, reunindo vários ex-jogadores que defenderam a bola pelo clube em anos anteriores e permanecem atuantes no time veterano.

Futebol feminino/Série Bronze

Em 1995, o departamento feminino do Itapagé disputou o primeiro campeonato feminino promovido pela Federação Gaúcha de Futebol, conquistando o vice-campeonato. Em 1999, em São Luiz Gonzaga, o Itapagé conquistou o título de campeão estadual da série Bronze e uma vaga na Série Prata de 2000, ao vencer o São Luiz por 6x2.

Sempre em evidência
Além de ter cedido sua estrutura para o União Frederiquense, por alguns anos, e o ginásio para o Guarani, URI e Municipalito no futsal, o Itapagé manteve suas conquistas ao longo das décadas, atuando em várias frentes. A categoria sub-20 foi campeã em 2021, na Taça Tales Goulart de Futsal. No ano passado, o sub-20 conquistou o primeiro lugar na Taça Innovar de Futsal e mantém em funcionamento várias atividades, como veteranos, escolinhas de futsal e futebol (em atividade há mais de 50 anos), disputas de campeonatos de futsal locais, entre outras.

80 anos em grande estilo!

Para celebrar essas oito décadas de histórias, a diretoria do Itapagé organiza uma programação festiva, que terá sua culminância no dia 18 de novembro, a partir das 19h30min, no Clube Harmonia, em Frederico Westphalen, com um jantar-dançante, show “Tangos a meia luz”, com Roberto Pinheiro, e baile com a Banda Conexão Brasil. O evento deve reunir cerca de 500 pessoas. Também foi lançado um vídeo comemorativo, retratando os desafios e conquistas do Itapagé nesses 80 anos.

Atual diretoria
Presidente: Luiz Fernando Botezini.
Presidente-administrativo: Lorimar Francisco Munaretto.
Vice-presidente-financeiro: Feliciano Paulo Ribeiro de Moura.
Suplente de vice-presidente-financeiro: Chester Maxwel Francescatto.
Primeiro-secretário: Vanderlei Rodrigues da Silva.
Segundo-secretário: Rafael Calegari.
Vice-presidente-patrimonial: João Cesar Prichula.
Suplente de vice-presidente-patrimonial: Edison Augusto Dalmolin.
Vice-presidente-social/cultural: Márcio José Menuzzi.
Suplente de vice-presidente-social/cultural: Rudimar Cerato.
Vice-presidente-esportivo: Elton Luiz Bortoluzzi.
Suplente de vice-presidente-esportivo: Gian da Rosa de Souza.
Departamento jurídico: Marcos Roberto Forchezatto.
Departamento de Marketing: Airton José Gutkoski.
Presidente Centro de Treinamento: Vanderlei Rodrigues da Silva.
Presidente dos veteranos: Eduardo Luis Emmert.
 

Fonte: Revista SET
Vitrine do AU