Publicidade
Saúde
“Saúde mental nas escolas” é tema de Encontro Regional em Palmitinho
O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões
Por: Thaane Otero
Publicado em: terça, 14 de novembro de 2023 às 16:35h
Atualizado em: terça, 14 de novembro de 2023 às 16:36h

Uma comitiva de Palmitinho participou, na tarde do último dia 8, do Encontro Regional de Saúde Mental nas Escolas e Políticas Públicas “Diálogos Intersetoriais”. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Palmeira das Missões (UFSM-PM). 
A comitiva foi liderada pelo secretário da Educação e Cultura, Claudir Miguel Zuchi, com a participação da Assistente Social do Centro de Referência em Assistência Social de Palmitinho (Cras), Aline Kátia Lopes, e dos Conselheiros Tutelares, Ademir de Almeida, Celso Andrioli e Nair Keller Negrini.
A programação contou com a presença do promotor de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Júlio Francisco Ballardin, que falou sobre o tema durante a abertura do evento. Conforme o promotor, a saúde mental é um tema que vem sendo debatido em todo o estado, principalmente após a pandemia de Covid-19, tendo em vista os seus efeitos em crianças, adolescentes e em profissionais da educação. O promotor ressalta que o tema é constantemente debatido por um Comitê Gestor Estadual, com a mobilização de forças que atuam diretamente nas escolas.
De acordo com o secretário Claudir Zuchi, o tema é muito pertinente, pois os efeitos do mesmo são sentidos nas escolas, sendo necessário um amplo debate para que o mesmo seja devidamente abordado. “Foi uma tarde muito proveitosa, onde contamos com a presença de nossos conselheiros tutelares, que junto com a Secretaria da Educação e o Cras vivenciam diretamente esse tema. O encontro possibilitou saber mais sobre o tema nos dando ferramentas para que possamos promover a saúde mental em nossas crianças, adolescentes e profissionais de educação”, complementa Zuchi.
Além da presença do promotor, o encontro também contou com a participação de profissionais das áreas de psicologia, assistência social e pedagogia, que falaram sobre as experiências de saúde mental no ambiente escolar.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU