Publicidade
Plano municipal
Projeto estuda a implantação de área de turismo no rio Uruguai em Caiçara
Alunos da URI/FW estiveram no local fazendo uma analise para implantar uma praia artificial, mirantes, centro gastronômico e rotas turísticas
Por: Thaane Otero
Publicado em: sexta, 17 de novembro de 2023 às 11:21h
Atualizado em: sexta, 17 de novembro de 2023 às 11:22h

Fruto de uma articulação da Administração de Caiçara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, e da parceria com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, campus de Frederico Westphalen (URI/FW), está sendo estudado, em Caiçara, um projeto para instalação de uma área de turismo à margem do rio Uruguai.
No dia 10 de novembro, alunos do curso de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo visitaram a orla, acompanhados de seus professores e da secretária Lizete Piton Ceolin, onde analisaram locais para implantar uma praia artificial, mirantes, centro gastronômico e rotas turísticas, na denominada Orla do Rio Uruguai.
A ação é parte integrante do Plano Municipal de Turismo. O objetivo é que a exploração do local seja feita de forma profissional, com melhores acessos, serviços de apoio e lazer, possibilidade de implantação de esportes aquáticos, trilhas, restaurantes e equipamentos hoteleiros, entre outros.
De acordo com a diretora-geral da URI/FW, Elisabete Cerruti, o projeto foi amplamente e previamente discutido com a secretária Lizete, que organizou as primeiras reuniões e demandou o trabalho da universidade, com o prefeito Daniel Coelho dos Santos, o vice-prefeito Dirceu Antônio Stefanello, a assessora parlamentar Sônia Devitte e com Eliseu Liberalesso, e a URI com sua equipe de professores dos cursos de Arquitetura e Engenharia.
Segundo o Executivo, já foram feitos os levantamentos e estão sendo montados os estudos para os primeiros projetos, que posteriormente serão apresentados à população, com o intuito de criar uma alternativa de renda para a cidade, via exploração das potencialidades turísticas e inclusão no turismo regional.
A iniciativa da futura implantação do projeto, que está em desenvolvimento, foi uma das solicitações de recursos do município de Caiçara, feita em Brasília no mês de julho, durante uma viagem da comitiva composta pelo prefeito Daniel Coelho dos Santos, por Eliseu Liberalesso e pelo presidente da Câmara Olivo Francisco Bonatti.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU