Publicidade
Cultura
Pinhal: espetáculo “O fundo do mar” trabalha a preservação da natureza
O trabalho de preparação e produção do espetáculo é coordenado pela professora Mara Gelain
Por: Thaane Otero
Publicado em: quarta, 22 de novembro de 2023 às 11:39h
Atualizado em: quarta, 22 de novembro de 2023 às 11:41h

O município de Pinhal promoveu, entre a quinta-feira, 16, e a segunda-feira, 20, a quinta edição do tradicional espetáculo teatral "O fundo do mar", apresentado pelo Grupo Artístico e promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, com total incentivo e apoio da administração municipal. No total, foram quatro sessões abertas ao público local, à rede de ensino do município e às escolas da região.
O enredo conta a história da peixinho “Lara”, que junto com seus amigos foi brincar em um lugar distante no fundo do mar e, por inocência e desconhecimento, ingeriu um pedaço de plástico. A partir deste fato, acontece uma grande mobilização de todas as espécies de animais marinhos para salvar Lara, inclusive com a participação de humanos.
A peça teatral chama a atenção para o cuidado com a natureza e o descarte correto do lixo, já que, segundo estimativas, 80% do lixo marinho tem origem em terra, chegando aos oceanos por meio dos cursos d'água, o que indica a necessidade de melhores gestões dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos.
Nesse cenário, os plásticos são o principal detrito encontrado no ambiente marinho. Ao contrário dos materiais orgânicos, os plásticos concentram-se nos oceanos e podem levar 500 anos para se decompor.
O trabalho de preparação e produção do espetáculo é coordenado pela professora Mara Gelain, que ministra aulas de teatro e dança, por meio das oficinas oferecidas pelo município para os estudantes da rede pública de ensino.
O prefeito de Pinhal, Luiz Carlos Pinto Ribeiro, destaca que este projeto deixa um grande legado para o município e para as futuras gerações. "Estamos, através de projetos como este, preparando nossas crianças e adolescentes para o mercado de trabalho e para a vida, pois são inúmeros os benefícios que o teatro proporciona para o desenvolvimento e o aprendizado, como por exemplo, aperfeiçoamento da capacidade respiratória, flexibilidade, coordenação e mobilidade corporal, expressão vocal, entre outros", finaliza o gestor.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU