Publicidade
Crime ambiental
Vicente Dutra teve 50 mil metros quadrados de desmatamento em uma semana
Casos de destruição de mata nativa foram flagrados na segunda, 11 e na quarta-feira, 13
Por: Thaane Otero
Publicado em: quinta, 14 de dezembro de 2023 às 15:40h
Atualizado em: quinta, 14 de dezembro de 2023 às 15:44h

Pela segunda vez nesta semana, o 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) registrou o desmatamento de floresta nativa no município de Vicente Dutra. O último flagrante aconteceu durante fiscalização na quarta-feira, 13, em uma área de 25.736 metros quadrados de Mata Atlântica. 

Publicidade

O primeiro caso foi na segunda-feira, 11, quando outros 24.832 metros quadrados de mata foram derrubados. No acumulado, em uma semana o município teve mais de 5 hectares de floresta destruídos.

A supressão de vegetação nativa aconteceu no interior de Vicente Dutra, e entre as espécies de árvores derrubadas estão guajuvira, cambara, fumo-bravo e canela-de-veado.  No caso de quarta-feira, o crime ambiental foi constatado através da análise das imagens aéreas, levantamento fotográfico e georreferenciamento.

Nas duas ocorrências, os proprietários foram identificados e responderão pelo crime ambiental, pois não tinham autorização ou licença de órgão competente para fazer o manejo da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo.  

O desmatamento florestal e o uso irregular do solo são crimes ambientas e causam diversos impactos ao meio ambiente, prejudicando a biodiversidade e contribuindo para as mudanças climáticas. Conforme a lei no 9.605/1998, a pena varia desde multa até detenção, de um a três anos.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Gaúcha ZH
Vitrine do AU