Publicidade
Economia
Boletim indica perspectiva de melhora na economia do Estado
Boa projeção das atividades agrícolas é um dos motivos
Por: Conrado Araujo
Publicado em: terça, 23 de janeiro de 2024 às 17:27h
Atualizado em: terça, 23 de janeiro de 2024 às 17:41h

A tendência para o Rio Grande do Sul em 2024 é apresentar taxas de crescimento econômico melhores em comparação ao país e o mundo. As taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado apresentam uma melhora comparada ao ano de 2023.
A recuperação da produção de soja e milho nesse ano (principais culturas agrícolas do Estado) deve sustentar o movimento e impulsionar as chamadas atividades ligadas ao setor agropecuário. Esse fato está ligado aos problemas climáticos que as safras sofreram em 2023. 
A produção de milho deve crescer 49,4%, e a de soja, 69% no Rio Grande do Sul. Segundo o pesquisador do Departamento de Economia e Estática (DEE), Martinho Lazzari, se a previsão estiver correta, o nível da produção agrícola do Estado pode se recuperar das perdas ocorridas em 2022 e 2023 devido às estiagens.
No setor das indústrias, a perspectiva é de desafio e recuperação ao ano de 2023. A indústria de transformação deve ser obter uma melhora em relação a baixa comparação de base do último ano. O desafio está em relação às demandas externas que podem gerar pressão no Estado. A incerteza está em relação à recuperação econômica da Argentina, principal parceiro do Estado na América do Sul.
Em relação ao comércio e aos serviços, a melhora nos outros setores econômicos e no mercado de trabalho devem impulsionar a melhora nesses setores.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai com informações do Governo do Estado
Vitrine do AU