Publicidade
Homenagem
Quadras esportivas do parque de exposições de FW recebem os nomes de Alexsander Dominski e Alencar Zanella
Projeto foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária realizada na sexta-feira, 23
Por: Redação
Publicado em: segunda, 26 de fevereiro de 2024 às 13:09h
Atualizado em: segunda, 26 de fevereiro de 2024 às 13:14h

Com o objetivo de eternizar na história os nomes de duas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do esporte no município, o Poder Legislativo de Frederico Westphalen aprovou, em sessão extraordinária na sexta-feira, 23, o Projeto de Lei Nº 005/2024. Por meio da proposição do Executivo municipal, foram homenageados com nomes em quadras esportivas do Parque de Exposições Monsenhor Vitor Batistella, os esportistas Alexsander Dominski (in memoriam) e Alencar Gilberto Zanella (in memoriam). Alex, como era chamado, dará nome à quadra de futebol de areia, local onde amava estar praticando um de seus esportes favoritos. Já Alencar será homenageado com o nome no campo de futebol sete society, para lembrar de suas inúmeras conquistas em clubes do município, especialmente o Esporte Clube São José. Durante a sessão, que contou com a presença do pai de Alencar, Ignacio Elio Zanella, que foi edil da Casa Legislativa, os vereadores lembraram com carinho dos homenageados e do legado que cada um deixou na história esportiva do município e região, sendo, inclusive, referência, incentivo e inspiração para toda a comunidade.

Publicidade

Alencar Gilberto Zanella

O homenageado Alencar Gilberto Zanella foi uma notável figura esportiva. Filho de Ignacio Elio Zanella e Nadir Ignes Dal Ros Zanella, nasceu em 3 de outubro de 1964, formou-se em agropecuária no Colégio Agrícola (CAFW), casou-se com Margarete Ines Faccin Zanella, com quem teve dois filhos, Patrik Faccin Zanella e Bianca Faccin Zanella. Desde os 14 anos, trilhou uma jornada marcante no Esporte Clube São José, sendo jogador titular, presidente, treinador e dirigente. Sua dedicação incansável trouxe títulos para a sua comunidade, como campeão municipal em 1993, campeão regional em 1994, vice-campeão em 2000, Taça Disciplina em 2001, campeão municipal pelo Juventos da Vila Faguense, entre outros títulos que fazem parte da epopeia desse esportista. Foram mais de 30 troféus colecionados ao longo de sua vida, participando de inúmeros clubes como a Soesba, Ipiranga, Itapagé e São Luiz de Caiçara. Alencar não era apenas um jogador; ele era o coração pulsante do Esporte Clube São José. Sua contribuição transcendeu o campo de jogo, estendendo-se à construção do ginásio e do campo de futebol que agora são marcos na cidade. Sua trajetória, que culminou em sua partida em 24 de março de 2021, deixou uma lacuna insubstituível na comunidade esportiva local. Alencar não era apenas um atleta; ele era um lider, um construtor de sonhos e um ser humano notável que dedicou sua vida ao crescimento do esporte.

Alexsander Dominski

Filho de Laides e Alcides Dominski, nasceu em 20 de outubro de 1986, casou-se aos 26 anos com Luara Krasnievicz e sempre dedicou-se à prática esportiva. Sua paixão pelo esporte era intrínseca, evidenciada desde jovem ao participar ativamente de diversas atividades físicas, seja com a bola nos pés ou pedalando em busca de saúde e bem-estar. Contador por formação, Alex inaugurou seu próprio escritório de contabilidade, a Dominski Contabilidade, em 2019. Apesar de suas obrigações profissionais, ele nunca descurou de suas atividades físicas diárias, seja na academia, pedalando ou participando de jogos esportivos. Seu comprometimento com o esporte era uma rotina diária. Sua vida familiar era uma extensão de seu amor pelo esporte, inspirando seus dois filhos, Thomas e Gael, a explorarem diversas modalidades esportivas. Alex era gremista fanático e sempre mantinha a televisão sintonizada em canais esportivos. Seu coração pulsava ao ritmo dos esportivos, e sua participação ativa em eventos como diretor de esportes da Sociedade Aquática Barrilense e organizador de torneios de vôlei de areia era uma expressão tangível de sua paixão. Em 21 de janeiro de 2023, aos 36 anos, Alex faleceu durante um torneio de vôlei de areia. Sua morte repentina tirou um entusiasta do esporte, um incentivador incansável, que deixou um legado de generosidade, compromisso e amor pelo esporte.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU