Publicidade
FW
Conab e cooperativas da região formalizam contratos do PAA
Coopraff, Coperametista e Coopervale vão entregar mais de 118 toneladas de alimentos
Por: Luís Claudio Klafke
Publicado em: quinta, 29 de fevereiro de 2024 às 11:59h
Atualizado em: quinta, 29 de fevereiro de 2024 às 12:10h

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) formalizou na manhã desta quinta-feira, 29, em Frederico Westphalen, mais três contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS). Os Termos de Pactuação da Agricultura Familiar foram assinados pela estatal e a Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Frederico Westphalen (Coopraff), a Cooperativa dos Produtores de Uva e Derivados de Ametista do Sul (Coperametista) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Familiares de Pinheirinho do Vale (Coopervale). Ao todo, entre os três projetos, o investimento do governo federal é de R$ 927,7 mil.
O ato de assinatura ocorreu no ginásio da Sociedade Frederiquense de Promoção do Menor (Promenor), com a participação da superintendente regional da Conab no Rio Grande do Sul, Luzia Teixeira, de agricultores familiares, lideranças e autoridades da região. Ainda no evento, a Coopraff doou cerca de 1,5 mil quilos de alimentos ao Promenor e ao Centro de Referência da Assistência Social (Cras).
Conforme Luzia, o impacto do projeto pode ser muito benéfico a região, pois a medida que os agricultores familiares aumentam as suas vendas, suas produções, a arrecadação do munícipio tende a aumentar também, pois normalmente, o agricultor aplica o seu dinheiro no comércio local, e inclusive, até pode investir em serviços que ele não acessava anteriormente, por possuir essa renda garantida.
– O importante desse programa é a garantia da venda. O agricultor entra no projeto e ele sabe que ele tem aqueles produtos para entregar durante um ano pelo menos. Ele já programa sua produção e já sabe mais ou menos quanto ele vai receber daquele programa por mês – explica Luzia.
Entre todas as etapas de execução do programa, a Coopraff, a Coperametista e a Coopervale vão entregar mais de 118 toneladas de alimentos – frutas, legumes, verduras, massa caseira, farinhas de milho e trigo, pão, mel, queijo, entre outros. A produção é de 62 famílias e será destinada a 6.756 pessoas em situação de vulnerabilidade, nos municípios de Frederico Westphalen, Pinheirinho do Vale, Ametista do Sul e Ijuí.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Conab
Vitrine do AU