Publicidade
Clima
El Niño deve se estender durante o outono
De acordo com a MetSul, El Niña retorna no segundo semestre, trazendo tempo mais seco para o RS
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 28 de março de 2024 às 14:57h
Atualizado em: quinta, 28 de março de 2024 às 14:59h

Apesar das expectativas de uma chegada antecipada do fenômeno El Niña para influenciar o clima o Brasil, a meteorologia aponta que o El Niño deverá se estender até o fim de junho, quando as temperaturas do Oceano Pacífico devem voltar à normalidade. As informações são da MetSul.

Publicidade

Caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, o El Niño acontece com frequência a cada dois a sete anos. A duração média do fenômeno é de 12 meses, gerando um impacto direto no aumento da temperatura global. 

Conforme o G1, a alta na temperatura das águas chegou a superar os 2°C, por isso, o El Niño de 2023-2024 é o mais forte dos últimos anos. Alguns especialistas chegaram a considerar o fenômeno um Super El Niño pela sua intensidade e extensão. Assim, o outono ainda será marcado por temperaturas acima da média em todo o país.

Após o fim da atuação do El Niño, há a expectativa da instalação do La Niña. O fenômeno ocorre quando há o resfriamento da faixa Equatorial Central e Centro-Leste do Oceano Pacífico. Ele é estabelecido quando há uma diminuição igual ou maior a 0,5°C nas águas do oceano. O fenômeno acontece a cada três a cinco anos. A previsão é de que isso ocorra no segundo semestre deste ano, trazendo tempo seco para o Rio Grande do Sul.
 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da MetSul e G1
Vitrine do AU