Publicidade
Edimara Dal-Ross
“Sou mãe, esposa e apaixonada pela profissão”
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 28 de março de 2024 às 15:26h
Atualizado em: quinta, 28 de março de 2024 às 15:30h

Em casa, no trânsito, na escola, no trabalho, no supermercado. A mulher pode estar em todos os lugares, não somente porque ela quer desempenhar o seu papel de dona de casa, mãe, profissional. Hoje, a mulher pode estar onde ela quiser, pois aos poucos foi conquistando os seus direitos e, inclusive, o seu próprio espaço. Mas mais do que marcar presença, tem aquelas que se destacam em tudo o que fazem, amam desempenhar seu papel, aquela correria do dia a dia. Entre essas “supermulheres” está a Edimara Dal-Ross, que vive essa agitação diária, mas é apaixonada pela mulher que se tornou, pela sua vida, sua família, seu trabalho e suas conquistas.

Publicidade

A essência
Edimara tem 44 anos, nasceu em Palmitinho, morou e trabalhou 19 anos em Planalto, e a há três anos reside em Caiçara, com o esposo, Ioderlei Casarolli Dal-Ross, e as filhas, Yasmin, de 15 anos, e Amanda, de seis anos. Dedicada a tudo o que sempre se propôs, ela deixou as salas de aula para assumir a Emater, ocupando o cargo de extensionista rural social, e em julho deste ano completa 23 anos de profissão. 
– Sobre o processo de mudança de cidade foi bem desafiador, mas era necessário. Sempre tivemos a intenção de residir mais próximo de nossas famílias, sabíamos que não iríamos viver para sempre em Planalto, mas construímos nossa vida lá, nossas relações de amizade, nossa casa. Quando surgiu a oportunidade de minha transferência para Caiçara sabíamos que era o momento. Meu marido conseguiu se organizar no trabalho também, pensamos muito, pedimos muita iluminação Divina e viemos para Caiçara com o coração apertado, mas cheio de esperanças. O novo é desafiador, mas nos ajuda a evoluir muito. A receptividade que tivemos no novo município onde escolhemos viver nos deu a certeza de que fizemos a escolha certa e hoje posso dizer que mudar faz bem, sei que não perdemos, só ganhamos, pois as experiências, as amizades, as pessoas ficam com a gente e com a mudança ampliamos as nossas possibilidades de uma forma que nem imaginamos quando não estamos vivendo a situação – destaca.

Faça o que você gosta
Além de todo o amor da família, Edimara diz que para a sua vida estar completa também precisa trabalhar em algo que ela goste, que lhe dê prazer em todos os dias sair de casa, e a Emater é esse local. “Eu sou uma pessoa totalmente realizada. Sou mãe, esposa e apaixonada pela profissão que escolhi. Trabalhar na Emater me oportuniza viver uma experiência diferente a cada dia, conhecer muitas pessoas e muitas realidades. O que mais me deixa realizada é quando consigo, de alguma forma, contribuir positivamente na vida das pessoas, seja no meu trabalho ou na minha vida pessoal. A única forma de fazer um grande trabalho é você amar o que faz. É normal ficar cansada e por vezes achar que estamos andando na contramão, o importante é nunca desistir do que consideramos essencial e que nossa missão no mundo seja guiada por nossos princípios pessoais”, frisa a extensionista.  

As metas
Pensar em futuro é um pouco complexo para alguns, principalmente ao entender quando é esse intervalo que podemos chamar de futuro, mas Edimara acredita que devemos ser movidos por sonhos, e para ela eles se renovam com frequência. “É uma transição. Quero muito fazer uma especialização em uma área que me encanta, que é a jardinagem, que hoje faz parte também do meu trabalho e considero uma terapia pessoal. Estudar sempre, para me atualizar profissionalmente. Tenho como meta viajar, conhecer novos lugares e passar mais tempo de qualidade com minha família. Quero ser uma boa mãe para minhas pequenas, sempre penso que posso errar em qualquer situação, mas não gostaria de errar como mãe, quero ser um bom exemplo para elas e quero muito que possam se orgulhar de mim. Se alcançar isso acredito que consegui cumprir minha missão nesse mundo como mão, mulher e esposa”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU