Publicidade
Outono/inverno
A estação muda... O armário também!
Personal organizers explanam sobre a importância de organizar o guarda-roupa na troca de temporada
Por: Julia Cechin
Publicado em: quarta, 03 de abril de 2024 às 13:16h
Atualizado em: quarta, 03 de abril de 2024 às 13:29h

A música “O outono”, da banda Chimarruts, diz que “o outono vai chegar e esfriar”. A canção, mesmo sendo um lançamento de 2010, descreve bem o que aconteceu alguns dias atrás no Rio Grande do Sul e no Brasil, quando o outono chegou, no dia 20 de março, e o clima esfriou. Por isso, é preciso se preparar para a estação que vem chegando e adaptar a rotina pensando no novo clima. Uma das modificações necessárias pode acontecer dentro do guarda-roupa.
A personal organizer, Silmara Aparecida de Brito Lima, explica que a organização, de forma geral, “é importante para simplificar os processos diários, gerenciar recursos e economizar tempo e dinheiro”. Silmara também aponta que a organização do armário na troca de estação é importante, mas o guarda-roupa deve se manter arrumado durante o ano todo.
– Um guarda-roupa organizado traz paz interior em primeiro lugar, seguido dos benefícios físicos, como visibilidade das peças que a pessoa já tem (economia), quais peças ela precisa comprar (consumo consciente), qual a sua cartela de cores (variedades que possui), quais looks ela pode montar (possibilidades), onde pode achar qualquer peça em caso de emergência ou até mesmo no dia a dia (simplicidade e praticidade), além de ver a harmonia das cores e o visual que acalma os olhos e a mente (beleza) – frisa a profissional.

Publicidade

Por que reorganizar?
Sobre a relevância de reorganizar o armário na troca de estação, a personal organizer esclarece que é interessante fazer a renovação do ar que é circulado dentro do guarda-roupa e também separar um tempo para ordenar as peças e aproveitar os espaços do móvel, mantendo assim a integridade dos trajes. “Imagine agora, no outono, o friozinho começando na maior parte do Brasil. Você precisa de um cardigã ou mesmo uma blusinha de manga comprida e se depara com um guarda-roupa cheio de peças leves, esvoaçantes, que não protegem em nada no clima atual. Mesmo que você tenha as peças certas, ficará muito difícil de encontrar com todos os estilos de estação juntos”, aponta Silmara.
Outra atuante na área é a personal organizer Thais Marzol Gomes de Freitas. Ela salienta a importância de arrumar o guarda-roupa na troca de estação todos os anos, pois, de acordo com ela, existem peças coringas que podem ser mais usadas em estações específicas do ano e devem estar acessíveis no armário.
Já está claro que é indicado manter tudo em ordem, mas como arranjar motivação para organizar o guarda-roupa? Como aponta Thais, a motivação vem de saber que o resultado trará benefícios maravilhosos, pois, embora o início do processo possa parecer difícil, o resultado final sempre vale muito a pena. “Caso não tenha tempo ou de fato a coragem não está batendo, existem profissionais para isso”, lembra ela.
Além disso, é uma boa ideia se perguntar ao longo da organização: eu realmente uso estas coisas? Eu preciso disso? Quem ficaria muito feliz em receber esta roupa? Vai fazer falta de verdade no meu armário ou é uma desculpa?

Passo a passo para organizar o guarda-roupa
•    Comece tirando para fora tudo, limpe o armário com pano seco ou aspirador de pó. Deixe-o aberto durante o processo para que seja bem ventilado.
•    Separe tudo que é característico da estação que acabou.
•    Escolha peças que podem ser usadas em várias estações para manter de forma permanente no armário, exemplo: cardigãs leves, camisetas ou calças jeans.
•    Escolha as peças características da nova estação que você usará mais.
•    Defina as “famílias” por cores, estampas e quais seus devidos lugares no guarda-roupa e guarda-las como preferir em dobras, cabides, colmeias ou outros organizadores disponíveis.
•    Agora uma parte fundamental é guardar as roupas da estação anterior corretamente para a preservação da qualidade das peças.

Como guardar corretamente as roupas
•    Dê preferência de levá-las a uma lavanderia especializada para uma higienização correta, caso você não tenha condições até mesmo pelo grande volume de peças, certifique-se de que elas estejam lavadas e extremamente secas. Após, é indicado colocá-las em organizadores respiráveis de TNT ou que pelo menos uma parte deles seja deste material. Estes organizadores são conhecidos no mercado como PACs, geralmente com fechamento em zíper e imita uma caixa, pode conter uma faixa frontal de plástico transparente que mostra o seu conteúdo ou não.
•     Caixas com aberturas também são bem-vindas, tudo isso porque as roupas precisam respirar durante o tempo em que ficarão guardadas, caso contrário, sua durabilidade será abreviada, podendo apodrecer, mofar ou perder sua integridade original, seja de cor ou na estrutura do tecido.
•    Outro ponto importante é fazer uma boa dobra para que a peça não fique marcada e possa perder sua originalidade.
•    Pode-se colocar várias peças juntas na mesma PAC organizadora ou caixa, mas atente-se a juntar por famílias e identificá-las, exemplo: vestidos, bermudas. 
•    Em caso de roupas muito delicadas como bordados com pedrarias ou lantejoulas, couros, seda e rendas, é aconselhável colocar uma folha de papel seda entre as peças, para que uma não acabe estragando a outra devido ao atrito.
•    Após estas etapas coloque as PACs ou caixas com as roupas da estação anterior nas partes mais altas do armário conhecidos como “maleiros”, levando em consideração que é um local de difícil acesso e normalmente não usamos no dia a dia, então servirá perfeitamente até que você precise dessas peças novamente.

Qual é o trabalho de uma personal organizer?
Como explica Silmara, o trabalho de uma personal organizer vai além de dobrar roupas ou organizar outros objetos pela casa. O propósito do serviço é mostrar o potencial escondido em cada lar, analisando a rotina familiar, o ambiente e a sua disposição. O objetivo principal, de acordo com a organizer, é “ajudar o cliente a encontrar tudo que precisa com facilidade”. Thais também adiciona que o papel da organizer é transformar o ambiente em um espaço mais agradável e torná-lo o mais acessível possível.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU