Publicidade
Elizabete Schmitz Stefanello
“A Liga sempre foi uma lição de vida”
Por: Susi Cristo
Publicado em: quinta, 04 de abril de 2024 às 08:48h
Atualizado em: quinta, 04 de abril de 2024 às 08:51h

Uma mulher batalhadora, determinada, altruísta, dona de um coração corajoso, que põe a família sempre em primeiro lugar e jamais desiste de seus ideais. Assim define-se Elizabete Schmitz Stefanello, que também diz ser apaixonada pela vida e zeladora, cuidando do esposo José Antônio Stefanello, os filhos Daniel Augusto, Bárbara e Carolina, e os seus xodós, as netas Yasmin e Alice e os netos Arthur e Augusto. 
Mas quem pensa que Elizabete é daquelas que fica em casa, somente dando atenção para o esposo, os filhos e netas, engana-se. Ela é uma mulher multitarefa, cuida da casa, dos negócios da família e também é voluntária há 11 anos na Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Frederico Westphalen, e pelo sétimo ano está à frente da entidade, ocupando o cargo de presidente. “A vida toda estive engajada em causas sociais e hoje desenvolvo um trabalho voluntário na Liga. Ser presidente é gratificante, enobrecedor poder ajudar, dar apoio e carinho às pessoas que mais precisam. É um aprendizado que preenche o meu dia a dia. Me emociono, sorrio, me encanto. Estar na Liga é uma lição de vida. Amo o que faço. Já são muitos anos à frente como presidente, e em maio devo passar essa função”, destaca Elizabete.

Publicidade

A Liga em FW    
Uma entidade com a missão de amparar pessoas em situação de vulnerabilidade social portadoras de câncer, bem como atuar preventivamente junto à comunidade. Essa é a Liga de Combate ao Câncer de Frederico Westphalen, fundada no município em 22 de agosto de 2002. Hoje, a organização comunitária, sem fins lucrativos, acompanha 45 assistidos, ajudando com entrega de cestas básicas quando necessário, remédios, atendimentos psicológicos e jurídicos, materiais para higiene pessoal, roupas de cama, mesa e banho, vestuários, calçados, entre outros.
– Conseguimos fazer esse trabalho porque temos muitos parceiros, empresas que nos apoiam e nos ajudam com a doação de alguns desses materiais, clubes de serviço do município também, meios de comunicação, além da comunidade. Somos uma rede de solidariedade, muitos voluntários, que doam o seu tempo eu prol da nossa causa. A união faz a força, dando um pouco de amor e carinho você receberá em dobro – frisa a presidente.  

As ações do bem
A Liga de Combate ao Câncer de Frederico Westphalen desenvolve diversas atividades durante o ano, no Outubro Rosa e o Novembro Azul, palestras e debates em meios de comunicação e em empresas quando recebem convites. Ainda, como forma de proporcionar alguns momentos de descontração, realiza passeios com os assistidos a lugares variados, anualmente.
– Estamos sempre realizando alguma ação para ajudar também nesse trabalho de autoestima dos assistidos, que é um processo importante. Temos o nosso brechó, onde vendemos roupas, calçados e acessórios, inclusive estamos com muitas novidades. Somos uma entidade “pobre”, sem fins lucrativos, e precisamos dessa ajuda da comunidade – conta Elizabete. 

Seja um voluntário
Ser voluntário é mais do que dispor do seu tempo pessoal, é participar da transformação da vida de outros seres humanos. Então, Elizabete faz o convite para quem quiser usar algumas horas do seu dia em ações voluntárias na Liga de Combate ao Câncer. “Os interessados pode ir até a sede da entidade, na rua 21 de Abril, próximo ao posto de saúde central, de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial. Precisamos de pessoas que querem se doar ao próximo. Quem quiser fazer doações para o brechó também pode nos procurar”, finaliza a presidente. 


Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU