Publicidade
Desastre
Barragem 14 de Julho no rio das Antas se rompe
Estrutura da usina colapsou e se rompeu no início da tarde desta quinta-feira, 2
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: quinta, 02 de maio de 2024 às 14:36h
Atualizado em: quinta, 02 de maio de 2024 às 14:45h

Foi confirmado pela Ceran – Companhia Energética Rio das Antas, o rompimento da barragem 14 de Julho, no lado direito do rio das Antas, no início da tarde desta quinta-feira, 2. O anúncio foi reforçado pelo governador Eduardo Leite, em seu perfil oficial no Instagram.

Publicidade

O complexo, que tem altura de 33,5 metros e uma área alagada de seis quilômetros quadrados, fica abaixo da ponte entre a linha Alcântara, em Bento Gonçalves e o município de Cotiporã. A capacidade de geração de energia no local é de 100 megawatts.

A barragem atinge os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales e Encantado, que ficam nas rotas dos rios das Antas e Taquari. Desde a quarta-feira, 1º, a Defesa Civil do RS solicitava que os moradores próximos deixassem as imediações, em virtude do alerta de risco de rompimento. O governador Eduardo Leite informou que técnicos vão sobrevoar o local e reforçou que o Governo do Estado fez a evacuação dos locais de maior risco. A tendência, conforme a Defesa Civil, é de que os rios Taquari e das Antas subam mais entre dois e quatro metros.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações da Rádio Caxias e Governo do RS
Vitrine do AU