Publicidade
Agronegócio
Emater promove ações de Defesa Sanitária Animal em Novo Tiradentes
Propriedade da família Paini, na Linha Barro Preto, é uma Unidade de Referência Técnica
Por: Susi Cristo
Publicado em: sexta, 05 de julho de 2024 às 17:02h
Atualizado em: sexta, 05 de julho de 2024 às 17:05h

A Defesa Sanitária Animal é uma das áreas de atuação da Emater/RS-Ascar, junto da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, por meio do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal (DDA/Seapi). Dentro dessa atividade, destacam-se ações envolvendo as obrigações sanitárias do produtor rural, a ampliação do cadastro dos produtores, especialmente para as atividades de apicultura, meliponicultora e piscicultura, ações no controle da raiva bovina e outras zoonoses e ações de educação sanitária no controle do carrapato e da tristeza parasitária.
Na região Norte do Estado, a Emater/RS-Ascar realiza o acompanhamento de propriedades rurais, estimulando estratégias para o controle do carrapato e da tristeza parasitária, doença que mais mata os bovinos no RS. Cinco municípios da região trabalham de forma incisiva nesta área – Novo Tiradentes, Palmitinho, Cristal do Sul, Gramado dos Loureiros e Lajeado do Bugre.
A propriedade da família Paini, localizada na linha Barro Preto, interior de Novo Tiradentes, é uma Unidade de Referência Técnica da Emater/RS-Ascar. Os extensionistas rurais do município, há muitos anos, acompanham a família, especialmente na atividade leiteira. Atualmente, a propriedade também se tornou uma referência para as ações estratégicas de Defesa Sanitária Animal.
Para socializar com os demais produtores rurais do município os resultados avaliados na propriedade, nesta quinta-feira, 4, um dia de campo foi realizado pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a prefeitura. O controle de carrapatos e o manejo de pastagens como estratégia para o controle de carrapatos e aumento da produtividade foram os temas destaque da atividade. Além dos produtores rurais, participaram extensionistas rurais dos cinco municípios com ações em Defesa Sanitária Animal, o coordenador regional de sistemas de produção animal da Emater/RS-Ascar, Valdir Sangaletti, e o gerente regional-adjunto de Frederico Westphalen, Cleomar de Bona.
 A realização destes eventos técnicos faz parte das ações da Emater/RS-Ascar com a Seapi e visam à redução da ocorrência do carrapato e das doenças parasitárias, além de incluir outros temas importantes ligados à Defesa Sanitária Animal.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos