A tradição gaúcha ganha uma nova protagonista com a nomeação de Kamilli Alves Gemelli como a Primeira-prenda Adulta da 28ª Região Tradicionalista para a gestão 2024-2025. Natural de Rodeio Bonito e residente em Cristal do Sul, Kamilli, aos 17 anos, está prestes a marcar sua trajetória pessoal e o tradicionalismo regional com um papel de destaque e responsabilidade.
Desde pequena ela tem envolvimento com as tradições gaúchas, mas a sua trajetória com o Movimento Tradicionalista Gaúcho iniciou no ano de 2015, e de lá para cá, ela vem qualificando-se em uma das culturas mais nobres do Estado. “Em 2015, ingressei na invernada pré-mirim do CTG Tropeiros de Cristal, minha entidade-mãe, onde participei por dois anos, com o apoio dos meus pais, Vilmar e Elisangela. Fiquei um ano longe das invernadas artísticas, retornando em 2019, ano de minha primeira Ciranda Cultural de Prendas, em sua fase interna, na qual consagrei-me segunda-prenda juvenil. Desde então, sempre estive envolvida com as Cirandas, participando das gestões de minha entidade. Hoje, ocupo o cargo de Primeira-prenda Adulta da 28ª Região Tradicionalista, o que para mim é um marco de grande importância, pois sempre tive o sonho de representar minha entidade em uma Ciranda Regional, para assim realizar outro sonho, de participar da Ciranda Cultural de Prendas em sua fase estadual”, conta Kamilli.
Prenda de destaque
Cursando o 3° ano do ensino médio e atuando como estagiária do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Kamilli é uma jovem dedicada em todas as áreas, e esse seu comprometimento também a torna uma prenda de destaque no meu tradicionalista, onde, com muita dedicação, ela coleciona várias faixas. “É preciso amor, conhecer a tua cultura e querer estar ali. Sempre tive exemplo dos meus pais, que hoje integram a diretoria do CTG, e participei das atividades por vontade própria. Com orgulho, posso dizer que tenho as faixas de Segunda-prenda Juvenil (2019-2020); Primeira-prenda Juvenil (2022-2023); Primeira-prenda Adulta (2023-2024) e atualmente Primeira-prenda Adulta da 28ª Região Tradicionalista (2024-2025). O meio tradicionalista faz parte de mim”, frisa.
Atualmente, Kamilli também é diretora do Departamento Jovem do seu CTG tradicionalista e diretora de Marketing das redes sociais, responsável por criar todo o conteúdo, facilitando a comunicação com os demais tradicionalistas.
Valorização feminina
Com o passar dos anos, o público feminino foi conquistando o seu espaço no meio tradicionalista, não somente com títulos e cargos, mas também como protagonistas da sua própria história. Com maestria, a figura feminina representa hoje, em meio à sociedade tradicionalista, o empoderamento de ideais e a manutenção da cultura gaúcha.
– As mulheres no meio tradicionalista têm um papel fundamental na preservação, transmissão e promoção da cultura gaúcha. Nos destacamos, pois, temos uma participação ativa nas atividades culturais, liderança e na luta pela igualdade de gênero dentro das entidades tradicionalistas. Estar envolvida, para mim, é um marco muito importante na minha vida, pois sei da importância que estou tendo no tradicionalismo e em minha entidade. Estou representando muitos jovens como prenda, pois também tenho orgulho em servir como exemplo para muitos jovens. Tenho muito a contribuir ainda. No momento, só tenho que agradecer meus pais e os amigos Ezequiel, Camila e Isabela, por todo apoio que me deram e estão me dando para concretizar meus sonhos – finaliza.