A cada dia que passa, a Psicologia vem ganhando mais espaço na sociedade. Sua importância vem sendo reconhecida, principalmente como papel fundamental na saúde das pessoas. E foi com esse propósito de sensibilização, amor, atenção, dedicação e escuta ativa e afetiva, que ainda quando fazia o ensino médio, a Charlise Maria da Silva já tinha o desejo de cursar a Psicologia. Mas ela foi além, formou-se também em Pedagogia, com especialização em atendimento educacional especializado e neuropsicologia. Além da Equoterapia e Equitação.
Com essa bagagem de conhecimento e realizando os seus projetos na área de formação, hoje ela atua na Secretaria de Educação no município de Erval Seco, com neuropsicologia escolar, Equoterapia e Equitação, em Seberi, e com consultório em Frederico Westphalen, em neuropsicologia clínica.
– São anos de estudo, em busca do conhecimento, tudo para poder dar o melhor atendimento àqueles que atendo. Cada fase da minha vida tem sido gratificante, por isso, só tenho que agradecer a todas as pessoas que participaram e participam da minha jornada pessoal e profissional, pois nada é possível realizar individualmente. Todo o meu trabalho envolve equipe, dedicação, investimentos, e meu desejo é que todos, independentemente das condições econômicas, tenham acesso ao que eu ofereço, para isso estou aberta a realizar parcerias. É maravilhoso ter e ver as pessoas se beneficiando de algo que você pode oferecer e ajudar. É uma jornada de amor – frisa.
Centro Equestre
Charlise, que é natural de Seberi, também proporciona à região os benefícios da equoterapia. “Em 2006, após estágio voluntário na Apae de FW e curso de equoterapia, surgiu a ideia de abrir o espaço. Como eu já possuía os cavalos, participava de cavalgadas e rodeios, resolvi unir a paixão por cavalos com o trabalho como psicóloga”, explica.
O espaço fica localizado na linha Bonita, em Seberi, e funciona desde 2022, prestando serviços como equoterapia, psicoterapia assistida com cavalos, aulas de equitação e avaliação neuropsicológica, que também é realizada em Frederico Westphalen.
– O que mais me realiza é ver a alegria e evolução dos alunos no processo terapêutico – acrescenta.
Prêmio Mulher RS
No último fim de semana, Charlise esteve na capital, participando do Prêmio Mulher RS, o qual foi indicada pela sua atuação de destaque. “A solenidade é realizada há mais de duas décadas, sendo especialmente dedicado à premiação de mulheres de várias regiões do Estado, que têm reconhecidas suas atuações nos municípios gaúchos, onde, em áreas profissionais diversas, fazem a diferença. Com o tema ‘Para quem faz a diferença’, organizado pelo jornalista Saul Júnior, a solenidade de premiação com a entrega de troféus personalizados, assinados pelo artista plástico Neri Mello, aconteceu no dia 3 deste mês, no Grêmio Náutico União, e estar lá foi gratificante e emocionante, mostrando que estou no caminho certo”, finaliza.
E para quem quiser saber mais sobre o trabalho da Charlise, pode acessar o Instagram @neuropsicocharlisemaria.