Publicidade
Rosye Do Carmo
“Sou plenamente realizada como advogada”
Por: Susi Cristo
Publicado em: quarta, 21 de agosto de 2024 às 11:18h
Atualizado em: quarta, 21 de agosto de 2024 às 11:28h

A paixão pela advocacia vai muito além de gostar de leis e processos judiciais. A escolha pela área do Direito é uma decisão que envolve uma série de fatores e motivações individuais; é uma jornada contínua de aprendizado e crescimento. E foi com esse pensamento que a Rosye Machado Do Carmo Rocha, que é natural de Erval Seco, mas reside em Seberi, escolheu ser advogada, atuando com dedicação e paixão, para fazer a diferença na sua comunidade.
Aos 14 anos, Rosye iniciou na área de designer de moda, um campo que lhe ensinou a importância da criatividade e da capacidade de se reinventar, mas ela sabia que era no Direito que seria realizada profissionalmente. “Montei meu próprio ateliê e me dediquei. No entanto, mesmo com essa experiência enriquecedora, o Direito sempre foi minha primeira paixão. Desde criança, a área jurídica despertou em mim a curiosidade e uma busca insaciável pelo conhecimento, e hoje me sinto plenamente realizada como advogada. Minha escolha foi moldada por uma série de experiências, e foi esse entendimento que me fez perceber que o Direito era o caminho ideal para que eu pudesse contribuir de maneira significativa para a sociedade”, conta.

Publicidade

Desafios e reconhecimento
Rosye é formada há seis anos, e desde então vem atuando na advocacia. “Cada ano que passa reforço minha convicção de que escolhi a profissão certa, pois o Direito me dá a oportunidade de enfrentar desafios complexos, ao mesmo tempo em que me permite ajudar as pessoas em momentos cruciais de suas vidas, e receber o reconhecimento de cada pessoa, após você fazer o seu trabalho com ética e amor, não tem preço”, destaca Rosye, que é especialista em Direito Previdenciário e Direito das Sucessões. 
– Atuo nas áreas de Direito Previdenciário e Direito das Sucessões porque acredito que essas especialidades me permitem contribuir de maneira significativa para a segurança e bem-estar das pessoas. No Direito Previdenciário, posso garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados, assegurando que recebam os benefícios a que têm direito, especialmente em momentos de vulnerabilidade. Já no Direito das Sucessões, ajudo a trazer clareza e justiça na organização do patrimônio, facilitando uma transição tranquila e justa para as futuras gerações. Essas áreas me permitem fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo justiça em momentos críticos – explica.

Pilar essencial
A advocacia é uma profissão que exige dedicação intensa, longas jornadas de trabalho e grande responsabilidade. Nesse contexto, contar com uma parceria sólida em casa pode fazer toda a diferença. “O apoio incondicional do meu marido, Fernando Henrique Giacomini Rocha, também advogado, tem sido fundamental em cada passo dessa jornada. A parceria que construímos, tanto na vida pessoal quanto na profissional, é uma das grandes forças que me impulsiona. Além dele, nossa família sempre foi um pilar essencial, oferecendo o suporte emocional e a inspiração necessária para enfrentar os desafios e celebrar as vitórias ao longo do caminho”, frisa a advogada.

Projetos 
Determinada, autêntica e de uma fé inabalável. Assim a Rosye se descreve, lembrando que além da advocacia, ela tem outras paixões e muitos sonhos a serem tirados do papel. “Eu amo viajar! As viagens me ensinam a valorizar a diversidade humana e a importância da adaptação, habilidades que também aplico no meu dia a dia profissional. A música é minha outra paixão, eu amo ouvir, cantar e tocar violão (instrumento que aprendi a tocar na minha infância). Eu venho de uma família de músicos, iniciou pelo meu pai e na minha família todos cantam ou tocam algum instrumento musical, isso sempre nos manteve unidos e nos trouxe muita alegria em casa. Eu ainda tenho muitos sonhos que me impulsionam – eu vou precisar viver uns 100 anos para colocar tudo em prática –, mas quero criar e desenvolver uma marca, abrir um café, gravar um podcast, entre outros projetos. São ideias, mas acredito que é nos nossos sonhos que encontramos a motivação para superar desafios, buscar novos horizontes e dar sentido à vida”, finaliza.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai