A Apae de Frederico Westphalen realiza até a segunda-feira, 26, na Vitrola, uma exposição fotográfica que integra a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no município. Nessa sexta feira , 23, aconteceu a abertura oficial do projeto, que conta com o apoio de dois professores e demais apoiadores locais.
A exposição com o tema “Nossa história: quem somos e o que fazemos” traz uma visão inspiradora sobre as histórias de vida e conquistas das pessoas com deficiência, reforçando a importância da luta por equidade e inclusão.
Movimento nacional
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, idealizada pela Apae Brasil há mais de seis décadas, tornou-se um evento de grande relevância nacional. Comemorada anualmente entre os dias 21 e 28 de agosto, a Semana tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade de políticas públicas e sociais que promovam a inclusão e combatam o preconceito e a discriminação.
Este ano, o tema "Nossa história: quem somos e o que fazemos" incentiva uma reflexão sobre a importante trajetória da Apae Brasil e seu papel na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Apesar das inúmeras conquistas, a organização reconhece que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as pessoas com deficiência tenham acesso pleno a seus direitos fundamentais, como educação, saúde, trabalho, esporte e arte.
A Semana Nacional de 2024 é um momento de reafirmar o compromisso com a plena inclusão das pessoas com deficiência. É também uma oportunidade para distinguir entre igualdade e equidade, conceitos muitas vezes confundidos. Enquanto a igualdade trata a todos de forma idêntica, a equidade reconhece as diferentes necessidades individuais e busca proporcionar as mesmas oportunidades para todos, ajustando os recursos e apoios conforme necessário.