Publicidade
Dupla comemoração
Vitrola comemora 34 anos de história e um ano como editora
A marca é uma das maiores distribuidoras de livros do Brasil
Por: Joana Kraemer
Publicado em: terça, 10 de agosto de 2021 às 17:54h
Atualizado em: terça, 10 de agosto de 2021 às 17:57h

A editora e distribuidora Vitrola registra duas datas importantes neste mês de agosto, comemorando seus 34 anos de história e o primeiro ano como editora. A marca, que começou inicialmente como uma locadora de DVDs no município de Iraí, hoje é uma das maiores distribuidoras de livros do Brasil.

Publicidade

De acordo com sócio-proprietário Ramir Severiano, ao longo dessas três décadas, adaptações foram necessárias para acompanhar o mercado cultural e livreiro. “Em 2020, os gestores da empresa aproveitaram um insight literário que ocorreu durante uma reunião, e assim decidiram empreender, inaugurando uma editora de livros”, afirma Severiano.

Na sua sede em Frederico Westphalen, foram lançados mais de 14 livros autorais e de domínio público. A editora é responsável por avaliar os textos, corrigir a ortografia, acompanhar o processo de diagramação, desenvolver o projeto criativo de ilustração, até que o livro possa ser impresso. Nesse período de tempo de funcionamento, mais de 19 mil livros com selo da Editora Vitrola foram vendidos nos postos conveniados.

Atualmente, a Vitrola conta com aproximadamente dois mil pontos de venda, sendo livrarias, postos de combustíveis, restaurantes, lojas de bazar e presentes, cafeterias, entre outros locais que revendem os produtos distribuídos pela marca. A empresa tem o objetivo de promover a leitura e levar o livro a locais por onde ele jamais estaria. Os livros também são distribuídos nos Estados de Santa Catarina e Paraná, além disso, a Vitrola conta com três franquias – em Frederico Westphalen, Lajeado e Santo Ângelo.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Vitrine do AU