A Operação Integrada Piracema 2024/2025 na bacia hidrográfica do rio Uruguai iniciou oficialmente na terça-feira, 1º, com trabalho conjunto da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM) e a Polícia Militar de Santa Catarina, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).
A cerimônia de abertura ocorreu nas cidades de Goio-Ên (RS) e Itá (SC), contando com a presença do major PM Leandro da Cruz Góis, subcomandante do 3º BABM, e da tenente-coronel Andréia Cristina Fergitz, comandante do 2º BPMA, além de outros oficiais e praças das corporações envolvidas.
Após o lançamento oficial, as equipes realizaram uma operação de fiscalização aquática, onde foram apreendidos diversos petrechos ilegais colocados nas águas.
A Piracema, que começou em 1º de outubro e segue até 31 de janeiro de 2025, impõe restrições severas à pesca para garantir a desova e repovoação dos rios. Durante esse período, as equipes do 3º BABM e do 2º BPMA realizarão fiscalizações frequentes nos principais rios da bacia do Rio Uruguai.