O Grêmio venceu o São Paulo por 2 a 1 na tarde de domingo, 1º de dezembro, em confronto valido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O triunfo conquistado na Arena, em Porto Alegre, somado a derrota do Criciúma para o Corinthians, além do empate do Bragantino com o Cruzeiro, garantiram matematicamente a equipe de Renato Portaluppi na primeira divisão nacional em 2025.
Com a vitória do final de semana, o tricolor alcançou os 44 pontos, pontuação máxima que os dois primeiros times dentro da zona de rebaixamento podem alcançar até o final do campeonato. O que impede as duas equipes de ultrapassar o Grêmio é o número de vitória da equipe gaúcha, que após as duas últimas rodadas seguirá sendo maior do que os dois times desesperados. Os critérios de desempate ainda fizeram o imortal chegar a 11ª colocação, a frente de Atlético Mineiro e Vasco que também possuem a mesma pontuação, mas com números de vitórias e de saldo de gols inferiores ao time de Renato Portaluppi.
A partida
Logo nos primeiros minutos de jogo, o que se pode ver foi uma equipe disposta a buscar a vitória contra os paulistas. Os quase 40 mil torcedores que estiveram presentes na Arena acompanharam o Grêmio pressionando o adversário e empilhando chances de gol pelo lado esquerdo de defesa são-paulino.
Após tanto o sufoco, aos 35 minutos, Soteldo arrancou pela direita e lançou João Pedro na ultrapassagem, o lateral deu belo passe para Franco Cristaldo que soltou um chute cruzado fatal para o goleiro Rafael, abrindo o placar para a equipe gaúcha. Nos acréscimos da primeira etapa, em mais um ataque pelo lado esquerda de defesa paulista, Villasanti invadiu a área e cruzou, em meio a uma confusão, a bola bateu no joelho de Ruan Tressoldi, ex-jogador gremista, e morreu no fundo das redes, aumentando a vantagem dos comandados de Renato Portaluppi.
No segundo tempo, o que se viu foi um Grêmio que tentava manter o controle da partida, já sem o mesmo ímpeto da primeira etapa, o tricolor gaúcho viu o time de Zubeldía diminuir a vantagem. Em cobrança de escanteio, após a defesa afastar parcialmente o perigo, Luiz Gustavo acertou um belo chute de primeira, colocando o São Paulo de volta ao duelo.
O final do jogo apresentou os paulistas criando mais chances de gol, mas sem tanta eficiência, sendo em muitas das vezes parado por Pedro Geromel, o capitão e ídolo gremista que realizou no domingo, a sua penúltima partida com a camiseta tricolor e foi crucial para manter o bom resultado.
Sonho sul-americano
Com a permanência garantida na Série A, o principal objetivo gremista no campeonato passa a ser conseguir uma vaga na Copa Sul-americana de 2025. Para que isto aconteça, cabe ao tricolor terminar o Brasileirão no mínimo na 14ª posição, esta que hoje é ocupada pelo Athlético Paranaense, com 42 pontos somados. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio tem 94,9% de chances de qualificar-se para a competição continental.