O Grêmio irá até a Bahia para enfrentar o Vitória em confronto valido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro na quarta-feira, 4, às 20 horas, no estádio Barradão. O triunfo contra os baianos aliado a uma combinação de resultados significaria para o tricolor a qualificação à Copa Sul-americana de 2025.
A equipe gaúcha, atualmente, é 11° colocada do Brasileirão, com 44 pontos, dois a mais do que o Athlético Paranaense, que se encontra na 14ª posição e seria o último time que estaria garantindo vaga para a competição continental. Segundo levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de classificação do Grêmio para a “Sula” chegam a 94,9%. Os estudos também apontam 81,5% de probabilidades de classificação, caso o imortal some apenas mais um ponto até o final do campeonato.
Para o penúltimo confronto da temporada, o técnico Renato Portaluppi fará apenas uma mudança na equipe que ganhou do São Paulo por 2 a 1 no domingo, 1°, em Porto Alegre. O zagueiro e capitão, Pedro Geromel, será poupado para poder disputar o seu último jogo com o manto azul no final de semana, contra o Corinthians, no domingo, 8, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Para a vaga de Geromel, Renato deverá escalar Rodrigo Caio, defensor que chegou em meio a temporada e disputou poucas partidas.
A provável escalação do Grêmio para o embate contra o Vitória é: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Dodi, Villasanti, Aravena, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
O adversário sensação
O Vitória faz uma campanha surpreendente nesta temporada, a equipe comandada por Thiago Carpini – ex-técnico do Juventude - é 10ª colocada do Brasileirão, um ponto à frente do Grêmio. Após conseguir o título da Série B em 2023, e fechar uma parceria milionária com uma empresa de acompanhantes, o time nordestino iniciou mal o Brasileirão com quatro derrotas e um empate sobre o comando de Léo Condé.
Após a troca de treinador, a equipe baiana reagiu na competição, saiu da zona de rebaixamento e vem fazendo uma arrancada impressionante neste final de campeonato, com seis triunfos nos últimos dez jogos. O rubro-negro de Salvador também conta com um dos artilheiros da competição, Alerrandro, que possui 13 gols no campeonato, divide a liderança da artilharia com Yuri Alberto, do Corinthians.
Para o confronto contra o Grêmio, Tiago Carpini deve colocar em campo uma equipe com: Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Jean Mota; Gustavo Mosquito, Janderson e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.