Publicidade
Futebol
Fim da linha
Grêmio comunica a saída de Renato
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 09 de dezembro de 2024 às 14:32h
Atualizado em: segunda, 09 de dezembro de 2024 às 14:36h

O Grêmio anunciou na tarde desta segunda-feira, 9, o final do vínculo com o treinador e ídolo Renato Portaluppi. A decisão ocorreu após uma reunião do agora ex-comandante com o presidente Alberto Guerra, no final da manhã de hoje, no Hotel onde fica a concentração tricolor. Em nota publicada pelo clube, foi informado que o encerramento da parceria entre Renato e Grêmio partiu do próprio técnico.
Acesso à Série A, Suarez e trabalho ruim em 2024
Com o final do Campeonato Brasileiro 2024, Portaluppi encerrou também a sua quarta passagem pela casamata tricolor. Chegando ao Grêmio no final de 2022, a última campanha de Renato pelo Grêmio foi marcada por inúmeras discussões com a imprensa local e uma grande instabilidade na postura técnica e tática do time.
Renato foi contratado pelo tricolor ainda na gestão de Romildo Bolzan Jr., assumindo o lugar de Roger Machado – atual treinador do Inter - com o objetivo de garantir o acesso do time para a Série A de 2023. 
A classificação veio, e com ela a chegada de uma nova administração comandada por Alberto Guerra, que trouxe para o treinador um astro mundial para o ídolo gremista comandar, Luis Suárez. Juntos, Renato e Suárez levaram a equipe gaúcha ao vice-campeonato nacional e a volta do Grêmio a Libertadores da América em 2024.
Com a saída da estrela uruguaia, os holofotes azuis voltaram a ficar em cima do comandante, que já não mostrava o mesmo futebol ofensivo e encantador de outras épocas, que mesmo sendo campeão gaúcho encima do Juventude, não conseguiu efetuar bons resultados nas outras grandes competições. 
A chegada de uma enchente que assolou a todo estado do Rio Grande do Sul agravou mais ainda a situação medíocre da temporada do Grêmio, sendo eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores nas penalidades máximas e amargando uma 14ª colocação no Brasileirão de 2024, sendo esta a última vaga que dá direito ao clube disputar a Sul-americana do ano que vem.
Em sua última passagem pelo clube, Renato somou 137 partidas comandadas, com 70 vitórias, 27 empates e 40 derrotas. O ídolo gremista também atingiu a marca de 542 jogos comandando o imortal, sendo o técnico que mais vezes treinou o Grêmio em toda a história.
A carta do Adeus
Em nota publicada na tarde desta segunda-feira, o Grêmio agradeceu a Renato pela sua dedicação e empenho durante o seu período a frente do time. O tricolor encerra falando que torce pelo sucesso do treinador e que seguirá reconhecendo o ídolo por toda a sua contribuição dada ao clube durante toda a história.

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai