O Brasileirão chegou ao fim em uma rodada cheia de emoções. Com todas as partidas acontecendo ao mesmo tempo e brigas acirradas na parte de cima e debaixo da tabela, você provavelmente não conseguiu prestar atenção em todos os detalhes, certo? Mas relaxa, aqui a gente te deixa por dentro de tudo.
Botafogo campeão
A forma mais justa de iniciar nosso resumo é, claro, pelo campeão. O Botafogo não deu chances para o azar e, após 29 anos de jejum, sagrou-se tricampeão brasileiro. O glorioso já havia vencido o campeonato nacional em 1968 e 1995. Na última rodada, bateu o São Paulo por 2 a 1, com gols de Savarino e Gregore.
Quem caiu?
Os rebaixados para a Série B foram: Cuiabá, Atlético Goianiense, Criciúma e Athletico Paranaense. Este último com um roteiro de filme.
Quatro clubes chegaram à última rodada com chances de rebaixamento: Red Bull Bragantino, Fluminense, Athletico Paranaense e Atlético Mineiro. O time de Bragança recebeu em seu estádio o já rebaixado Criciúma e logo espantou o fantasma do descenso, aplicando uma goleada por 5 a 1. O tricolor carioca, por sua vez, enfrentava o Palmeiras, ainda com chances de título, em São Paulo. Problemas? Nada, o Flu venceu por 1 a 0, garantindo sua permanência na elite. Enfim chegamos ao duelo derradeiro: Atlético Mineiro e Athletico Paranaense frente a frente. O vencedor se salvaria, o perdedor jogaria a segunda divisão em 2025. A equilibrada partida foi decidida no segundo tempo. Hulk desperdiçou pênalti, mas Rubens, no rebote, fez o gol que decretou o alívio mineiro e a melancolia paranaense.
Quem vai para a Libertadores?
Em 2025, o Brasil terá oito representantes na principal competição do continente. Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Inter e São Paulo garantiram vaga direta na fase de grupos. Enquanto Corinthians e Bahia disputarão a pré-Libertadores.
Quem vai para a Sul-Americana?
Mesmo não sendo a mais badalada, jogar competição continental é sempre bom. Os clubes classificados para a Sul-Americana são os seguintes: Cruzeiro, Vasco, Vitória, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio.
Premiações individuais
Jornalistas, treinadores e capitães dos 20 times votaram e elegeram os seguintes destaques:
Seleção do campeonato: John (Botafogo); Wesley (Flamengo), Bastos (Botafogo), Barboza (Botafogo) e Bernabei (Inter); Marlon Freitas (Botafogo), Gerson (Flamengo), Alan Patrick (Inter) e Rodrigo Garro (Corinthians); Luiz Henrique (Botafogo) e Estêvâo (Palmeiras).
Técnico: Arthur Jorge (Botafogo)
Craque: Luiz Henrique (Botafogo)
Revelação: Estêvão (Palmeiras)
Artilheiros: Yuri Alberto (Corinthians) e Alerrandro (Vitória), com 15 gols cada.