Um veículo de origem argentina foi abordado, na manhã desta segunda-feira, 27, por policiais rodoviários federais, por estar com a placa dianteira danificada, apresentando caracteres apagados e ilegíveis. O fato ocorreu na BR-282, km 510, em Xanxerê (SC).
Durante a verificação de documentos, foi identificado um dispositivo eletrônico incomum próximo ao condutor. Questionados, os estrangeiros explicaram que o equipamento, uma sirene, já estava instalado no veículo quando o adquiriram. O dispositivo emite sons altos semelhantes às sirenes de veículos de emergência brasileiros, frequentemente utilizadas por viaturas policiais em operações de inteligência ou outros veículos com prerrogativas especiais.
Os ocupantes do veículo foram autuados por diversas infrações como dirigir sem documento válido, utilizar dispositivo proibido, não possuir o seguro Carta Verde (seguro obrigatório do Mercosul) e portar placa ilegível. Além disso, foi constatado que nenhum dos cinco ocupantes havia realizado os trâmites de imigração na Polícia Federal ao entrar no país.
O veículo foi apreendido e removido para regularização. Por estarem em rota de saída, os estrangeiros deverão quitar as multas antes de deixar o território nacional.