Na tarde desta segunda-feira, 3, o deputado Pepe Vargas (PT) foi eleito e empossado presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) para o terceiro ano da 56ª Legislatura. A cerimônia, realizada no Plenário 20 de Setembro, contou com a presença de autoridades, familiares e amigos.
Pepe Vargas ocupará a presidência da ALRS até o final de 2025. A nova Mesa Diretora será composta por Luiz Marenco (PDT) como 1º vice-presidente, Vilmar Zanchin (MDB) como 2º vice-presidente, Sérgio Peres (Republicanos) como 1º secretário, Professor Issur Koch (PP) como 2º secretário, Dr. Thiago Duarte (União) como 3º secretário e Delegada Nadine (PSDB) como 4ª secretária. A chapa foi eleita com 47 votos favoráveis e 1 contrário.
Em seu pronunciamento, Pepe Vargas destacou a importância da alternância na presidência, prática que ocorre há 20 anos na ALRS. Ele também reafirmou seu compromisso com os princípios democráticos, os direitos humanos e a independência dos poderes. Durante o mandato, enfatizou a pauta do crescimento sustentável e convidou a sociedade para o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional.
O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, do presidente do Tribunal de Justiça do RS, Alberto Delgado Neto, e outras autoridades políticas.