O Conselho Regional de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau) realizará nesta quinta-feira, 20, uma reunião com os novos gestores municipais, presidentes das Câmaras de Vereadores e representantes das entidades que integram a instituição, com o objetivo de alinhar as ações desenvolvidas na região e avaliar os resultados da Consulta Popular 2024/2025.
O encontro ocorrerá no Auditório da URI/FW, às 9 horas, e será a primeira reunião com as novas administrações municipais do Executivo e Legislativo. A presidente do Codemau, Márcia Faccin, afirmou que a pauta incluirá a apresentação da dinâmica de trabalho da instituição nos últimos anos, além do repasse das informações fornecidas pelo Governo do Estado sobre os prazos e procedimentos para a formalização dos projetos aprovados na Consulta Popular 2024/2025.
Segundo a presidente, os projetos que serão apresentados desempenham papel importante no desenvolvimento local e regional e a reunião tem o propósito de fortalecer a cooperação entre os municípios e garantir que as iniciativas sigam um planejamento integrado.
Sobre a demanda escolhida
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), divulgou nesta sexta-feira, 13 de dezembro de 2024, os dados da votação da Consulta Popular 2024, referente ao orçamento de 2025. Entre as demandas eleitas na região do Codemau estão o fortalecimento das cadeias produtivas, com ações voltadas à inovação, produção, industrialização, agroindustrialização e comercialização, vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR); o projeto de conservação de solos e água na zona rural, promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI); e a caracterização do leite na região, com gerenciamento de dados do rebanho leiteiro por meio de um aplicativo, também sob a gestão da SDR.
Dos 22 municípios que integram o Codemau, 17 atingiram o índice mínimo de 2% de votos exigido para se habilitar a receber recursos. Com um crescimento de mais de 37% no número de votantes em comparação ao ano anterior, o Codemau passou da quarta para a segunda posição entre os 28 Coredes do Estado, conquistando um adicional de R$ 500 mil em recursos.