A devoção a Nossa Senhora de Lourdes segue como parte da fé dos romeiros da Paróquia Santa Terezinha, de Palmitinho, que há mais de 15 anos participam da romaria realizada no Distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen. O grupo iniciou a caminhada em agradecimento a uma graça alcançada e, desde então, mantém a tradição de participar anualmente da celebração religiosa. Teresinha F. Bonafé Barth, uma das romeiras e também primeira-dama de Palmitinho, relata que conheceu a romaria em 2009, quando fazia estágio na Apae do município, e soube do evento por uma colega. “Minha mãe iria passar por uma cirurgia de risco e fiz uma promessa. No ano seguinte, fui apenas para agradecer. Desde então, nunca deixei de participar e a cada ano mais familiares e amigos se juntam a nós”, afirma.
A romeira destaca que sua mãe, hoje com 80 anos, passou por 10 cirurgias, sendo a última em 2009, ano em que começou a caminhada. “Ela segue com boa saúde, apesar de tomar diversos medicamentos, e nunca mais precisei correr às pressas para levá-la ao hospital. Sempre participamos para agradecer”, comenta.
Em 2014, Teresinha enfrentou um desafio ao participar da romaria apenas 60 dias após o nascimento de seu filho. “No caminho, senti que não tinha mais forças. Pedi ajuda para chegar até Nossa Senhora e que não faltasse leite para meu bebê, pois estava com dificuldades para amamentar. A partir daquele dia, nunca mais tive problemas com isso”, recorda.
Sobre as Romarias de Osvaldo Cruz-FW
Anualmente, a Reitoria do Distrito de Osvaldo Cruz, em Frederico Westphalen, recebe fiéis de toda a região para a 52ª Romaria de Nossa Senhora de Lourdes e a 27ª Romaria Diocesana do Enfermo. A programação deste ano teve como tema central: “Doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada” e o lema “Mãe de Lourdes: nos passos do teu filho, ensina-nos as virtudes a exemplo dos santos”. A programação foi encerrada no domingo, 9, com as romarias de Nossa Senhora de Lourdes e Diocesana do Enfermo, com Santa Missa principal presidida pelo Cônego Carlos Alberto Pereira da Silva. Logo após a celebração, os romeiros participaram do almoço festivo e das atividades populares realizadas no salão da Reitoria, com show da Banda Onys.