O Grêmio se classificou na noite desta quarta-feira, 19, para a segunda fase da Copa do Brasil, após eliminar a equipe do São Raimundo nas penalidades, no Estádio Canarinho, em Roraima. A partida ficou marcada pela atuação abaixo da equipe, de Gustavo Quinteros, que criou pouco diante do seu adversário e não demonstrou a superioridade técnica esperada por todos.
A partida
O que era para ser um jogo tranquilo diante de um adversário da quarta divisão nacional começou a virar preocupação quando ainda no primeiro tempo o imortal perdeu João Pedro e Aravena, que saíram de campo lesionados. Como se já não bastassem as baixas de dois titulares, o desempenho do Grêmio na etapa inicial também não agradava. O baixo rendimento ilustrava-se no pouco perigo ao gol do São Raimundo, que teve em uma bola na trave do zagueiro Jemerson o seu momento de maior susto.
Na volta do intervalo, Quinteros promoveu duas mudanças na equipe, com as entradas de Monsalve e Edenílson nos lugares de Cristaldo e Villasanti. Os nomes mudaram, mas as dificuldades do tricolor seguiam as mesmas, criando poucas chances de gol e ameaçando muito pouco o goleiro Carlão.
A situação que já não era boa piorou, quando em um erro de saída de bola de Rodrigo Ely Ygor acionou Kanté que com tranquilidade abriu o placar para o São Raimundo, colocando ainda mais pressão encima do time gaúcho. O vexame que já estava desenhado só não aconteceu pois Kike Oliveira, o estreante da noite, empatou o jogo após uma jogada de escanteio aos 48 minutos da etapa complementar, levando a decisão para os pênaltis.
Na marca da cal, Braithwaite, Jemerson e Arezo mostraram tranquilidade e eficiência para converter as cobranças, assim como o goleiro Tiago Volpi, que além de fazer o seu gol, defendeu o pênalti de Klebinho e viu o lateral direito Luã chutar para fora, terminando a disputa em 4 a 1 para o Grêmio.
Classificação e dinheiro no bolso
Com a passagem de fase, o tricolor gaúcho garantiu R$ 1 milhão e 500 mil de premiação, e agora espera por Athletic (MG) ou Barcelona de Ilhéus (BA) para o próximo confronto que deve acontecer na semana dos dias cinco ou 12 de março, em mais um confronto que será fora da Arena do Grêmio.
Virando a chave
No sábado, 22, às 21h30min, terá um duelo decisivo contra o Juventude pelo primeiro jogo das semifinais do Campeonato Gaúcho, na Arena, em Porto Alegre.