O Grêmio vai encarar o Juventude pelo primeiro confronto das semifinais do Gauchão neste sábado, 22, às 21h30min, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O confronto marca uma “revanche” da equipe gremista contra o Papo, que foi o único time até o momento que conseguiu superar o imortal na temporada de 2025.
Cenários diferentes
Ao contrário da última vez que se encontraram, Grêmio e Juventude vivem realidades distintas daquelas que se encontravam na 5ª rodada. Naquela oportunidade, o técnico Gustavo Quinteros, que vinha embalado de três goleadas consecutivas, colocou uma equipe reserva, preservando os seus titulares para o Gre-Nal.
De lá pra cá, o tricolor recebeu seis novos jogadores no seu elenco e as atuações começaram a decair, fazendo com que o time fosse ultrapassado pelo próprio Juventude na classificação geral da primeira fase do estadual. Com isso, o imortal enxerga nesse embate contra o adversário jaconero a possibilidade de retomar o caminho das boas atuações, com o auxílio dos novos contratados.
Vem aí mudanças
Para o confronto decisivo, o treinador gremista pode promover mudanças em seu time titular. Wagner Leonardo e Monsalve podem aparecer como novidades nos lugares de Rodrigo Ely e Cristaldo, que vêm tendo atuações abaixo do esperado. O belga Francis Amuzu também deve iniciar a partida, substituindo Aravena, que saiu machucado do jogo diante do São Raimundo.
Outra mudança que deve ocorrer é a entrada do lateral direito Igor Serrote, que retornou da Seleção Brasileira sub-20 e deve assumir a posição já que o titular João Pedro se lesionou na última partida e o reserva imediato, João Lucas, cumpre suspensão após ser expulso contra o Ypiranga.
O provável Grêmio para encarar o Juventude deve ter: Tiago Volpi; Igor Serrote, Rodrigo Ely (Wagner Leonardo), Jemerson e Lucas Esteves; Cuéllar e Villasanti, Cristian Oliveira, Cristaldo (Monsalve) e Amuzu; Braithwaite. Técnico: Gustavo Quinteros.
Uma pedra no sapato
O Juventude vem para o confronto buscando a revanche da última final do Gauchão, o Papo foi a única equipe a superar o Grêmio em 2025 e dos últimos quatro encontros contra o tricolor, venceu dois, empatou e perdeu um. O time jaconero se classificou em segundo lugar na primeira fase com 19 pontos.
Para o duelo diante do Grêmio, o Juventude deve atuar com: Gustavo; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Marcos Paulo; Giraldo, Jadson e Mandaca; Batalla, Erick Farias e Ênio. Técnico: Fábio Mathias.