O Grêmio venceu o Juventude pelo placar de 2 a 1 no sábado, às 21h30min, na Arena, em Porto Alegre. A vitória do tricolor marcou a volta do bom futebol da equipe, juntamente com um desempenho abaixo da equipe de arbitragem, comandada por Jonathan Benkenstein Pinheiro.
A partida
O torcedor gremista que foi ao estádio viu um início fulminante do time de Gustavo Quinteros, que aos 12 minutos abriu o placar em bela jogada de João Pedro que serviu Braithwaite, para marcar o primeiro gol do confronto e o sexto do dinamarquês no estadual. O que se viu até os 30 minutos foi um Grêmio criando chances e dominando a partida.
A superioridade do imortal terminou após um lance muito polêmico de um possível pênalti do zagueiro Abner em Monsalve. As reclamações pelo lado gremista fizeram o time se desconectar da partida e sofrer o gol de empate de Batalla três minutos depois do ocorrido.
O primeiro tempo terminou com muita indignação do time de Porto Alegre, que voltou para a etapa complementar com Francis Amuzu no lugar de Franco Cristaldo. A mudança de Gustavo Quinteros surtiu efeito de imediato, e em contra-ataque puxado por Monsalve, o colombiano acionou Amuzu que de três dedos serviu Cristian Oliveira, para recolocar o tricolor a frente do placar novamente.
O Grêmio ainda teve um gol de Edenílson anulado aos 30 minutos do segundo tempo, quando o Árbitro de Vídeo recomendou ao árbitro Jonathan Pinheiro revisão do tento por uma falta do volante Camilo cometida no início da jogada, o que revoltou ainda mais os gremistas por conta do pênalti não marcado na primeira etapa.
Reclamações tricolores
Após o jogo, o Grêmio foi à público em suas redes sociais manifestar a sua indignação quanto ao desempenho de Jonathan Pinheiro. Em nota oficial, o tricolor informa que encaminhou à Federação Gaúcha de Futebol (FGF) medidas contra os erros de arbitragem cometidos no jogo de sábado, e também ao longo do Campeonato Gaúcho. O imortal ainda pede na nota para que a FGF considere chamar juízes de fora para apitar a competição, evitando possíveis condicionamentos de arbitragem nas fases finais da competição.
Uma pequena vantagem
Com a vitória de 2 a 1, a equipe de Porto Alegre terá a vantagem do empate no jogo de volta, sábado, 01 de março, no Alfredo Jaconi. Uma vitória do Juventude por um gol de diferença leva o jogo para as penalidades e qualquer vitória tricolor garante o time na final do Gauchão.