O Campeonato Catarinense encerrou a sua primeira fase no último sábado, 22. Entre as 12 equipes que disputavam a competição, oito classificaram-se para os mata-matas, duas foram rebaixadas, além e outras duas, que confirmaram a sua permanência no estadual de 2026.
O Concórdia, do ex-treinador do União Frederiquense, Jaílson Zatta, terminou na décima colocação, um ponto à frente do Caravaggio, primeiro time rebaixado à segunda divisão. Também foi rebaixado o Hercílio Luz.
A permanência ocorreu, após empate com o Barra em 0 a 0, em um jogo marcado por erro do árbitro da FIFA, Bráulio da Silva Machado – que integra o quadro da Federação Catarinense de Futebol (FCF) desde 2010, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), desde 2019, e aspirante à FIFA desde 2019 –, que após validar um gol do Barra, sinalizou o final da partida e anulou o gol da equipe por impedimento marcado pelo bandeirinha.
Com o empate na partida do Caravaggio, somada a derrota por 3 a 0, Concórdia diante do Santa Catarina, o time de Zatta conseguiu escapar do descenso.
O Concordia terminou o Catarinense com 11 pontos com três vitórias, dois empates e cinco derrotas.