O passado e o presente norteiam a vida do União Frederiquense para escolher seu técnico para a temporada de 2025. Com um pé no presente, mas sem esquecer do seu passado glorioso, o departamento de futebol do Leão da Colina já definiu o perfil do técnico que comandará o time neste ano. O presente e a grande campanha em 2024 fizeram a direção do União Frederiquense a esperar por Jaílson Zatta. Em 2024, Zatta comandou o Leão da Colina em 11 partidas, somando cinco vitórias, seis empates e uma derrota, que ocorreu na partida de volta das quartas de final contra o Monsoon – time que obteve o acesso à elite do Futebol Gaúcho e eliminou o Leão da Colina.
Será que vem?
A possibilidade de Jaílson Zatta treinar o União Frederiquense, no entanto, ainda é incerta, uma vez que o treinador aguarda – e a direção do Leão da Colina também - o desfecho da participação do Concórdia na Copa do Brasil. A equipe catarinense avançou à segunda fase do torneio e enfrentará o Botafogo-PB na próxima terça-feira, dia 11, às 21h30min, no Estádio Almeidão, em João Pessoa. O confronto será em jogo único, e a equipe vencedora garantirá vaga na próxima fase. Caso o Concórdia seja eliminado, Zatta poderia retornar ao União Frederiquense, desde que as partes cheguem a um acordo. Diante da incerteza sobre o futuro de Zatta, a direção do União Frederiquense já considera uma outra opção para o comando técnico.
Um velho conhecido
Depois de Zatta, o nome que se encaixa no perfil de técnico para 2025, é o de Rodrigo Bandeira. Comandante que já esteve à frente do clube em cinco oportunidades – 2011, 2012, 2014, 2015 e 2019 – surge como a principal alternativa. Com 96 partidas sob o comando do Leão da Colina e responsável pelo primeiro acesso do clube à elite do futebol gaúcho em 2014, Bandeira pode se tornar o nome mais provável a comandar o Leão, em caso da negativa de Zatta para retornar. Bandeira disse à reportagem do AU, confirmou a sondagem de retornar ao clube e que aguarda decisão da direção quanto a sua contratação.
Quem foi oferecido?
Além de Bandeira, outro nome entrou na pauta do União Frederiquense nos últimos dias. O técnico e ex-jogador Arilson Costa foi sugerido ao clube por um grupo de empresários à direção do Leão. Em contato com a reportagem do AU, Arilson confirmou que foi oferecido por empresários, mas que foram até o momento, uma conversa inicial e que aguarda um posicionamento da diretoria para dar sequência às negociações.
Sobre a Série A2 a data para iniciar a competição será em 17 de maio. A fórmula de disputa e inicio da competição ainda dependem do Congresso Técnico que ainda não foi marcado.