O treinador da Seleção Brasileira, Dorival Júnior, convocou na manhã desta quinta-feira, 6, na sede da CBF, os 23 atletas que disputarão os jogos contra Colômbia e Argentina válidos pela 13ª e 14ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O principal destaque da convocação do comandante brasileiro foi a volta de Neymar, jogador do Santos que retorna a atuar com a amarelinha após mais de um ano se recuperando de uma lesão no ligamento cruzado do joelho, sofrida no jogo contra o Uruguai em outubro de 2023.
Buscando uma virada de chave
Atualmente o Brasil ocupa a 5ª colocação das eliminatórias com 18 pontos somados e enxerga nestes próximos dois compromissos a chance de subir na tabela de classificação e renovar o ânimo no ambiente brasileiro.
Pressionado por bom desempenho, o trabalho de Dorival Júnior ainda não engrenou na seleção brasileira. Após eliminação precoce na Copa América de 2024 contra o Uruguai e empates com seleções consideradas inferiores em comparação ao Brasil nas eliminatórias, o técnico campeão da Libertadores em 2022 com o Flamengo, precisa sar uma resposta ao torcedor que se encontra insatisfeito com o futebol jogado pelo time canarinho.
Aposta no bom momento
Para tentar bater as seleções colombiana e argentina, Dorival Júnior conta com o bom momento de alguns dos atletas convocados, em especial os atacantes Raphinha, Rodrygo e Vinícius Júnior, que se encontram em grande forma na atual temporada europeia.
O gaúcho Raphinha vem fazendo a melhor temporada de sua carreira no Barcelona, com números impressionantes, o atacante é referência técnica no time catalão, somando 24 gols e 16 assistências na atual temporada da Europa.
Rodrygo, por sua vez, vem roubando a cena no estrelado time do Real Madrid. O jogador revelado na base do Santos soma na atual temporada 13 gols e oito assistências em um ataque que ainda conta com o francês Mbappé, e o seu compatriota, Vinícius Júnior.
Vini, por outro lado, ainda precisa mostrar serviço com a camiseta da Seleção Brasileira. Cobrado por boas atuações com a amarelinha, o atual melhor jogador do mundo eleito pela FIFA vive um momento distinto com a camiseta do Real Madrid. Pelo clube espanhol, Vinícius soma na temporada 17 gols e nove assistências.
Convocados
Goleiros:
Alisson (Liverpool);
Ederson (Manchester City);
Bento (Al Nassr).
Zagueiros:
Marquinhos (PSG);
Murillo (Nottingham Forest);
Gabriel Magalhães (Arsenal);
Léo Ortiz (Flamengo).
Laterais:
Danilo (Flamengo);
Vanderson (Mônaco);
Wesley (Flamengo);
Guilherme Arana (Atlético Mineiro).
Meio Campistas:
André (Wolverhampton);
Joelinton (Newcastle);
Bruno Guimarães (Newcastle);
Gerson (Flamengo);
Matheus Cunha (Wolverhampton);
Neymar (Santos).
Atacantes:
Vinícius Júnior (Real Madrid);
Rodrygo (Real Madrid);
Savinho (Manchester City);
João Pedro (Brighton);
Estêvão (Palmeiras);
Raphinha (Barcelona).