Publicidade
Saúde
É tempo de relembrar
Há cinco anos, OMS declarava mundialmente a pandemia de Covid-19
Por: Eduardo Faria
Publicado em: terça, 11 de março de 2025 às 10:47h
Atualizado em: terça, 11 de março de 2025 às 10:55h

O que você fazia a cinco anos atrás? Quem estava ao seu lado? O que mudou desde o dia 11 de março de 2020? Nesta data, há exatos cinco anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarava ao mundo a situação pandêmica pelo vírus sars-cov-2, originário da China.

Publicidade

Desde o pronunciamento de Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, muito se mudou no cotidiano do ser humano, e alguns impactos causados pelo crescimento da doença são sentidos até hoje pela população.

Impactos pro ontem, hoje e amanhã

A proliferação em massa do Coronavírus causou estragos sentidos pelos cidadãos até hoje no mundo. Muitas pessoas perderam seus empregos, algumas, tiveram até de mudar de casa, enquanto outras, sentiam e sofriam com as duras perdas de familiares, amigos e pessoas próximas.

Enquanto a saúde pública colapsava com a falta de equipamentos, medicamentos, e até de material humano, a economia sofria uma baixa estrondosa, e o público em pânico com o a situação caótica. A desinformação e o compartilhamento de notícias falsas, as populares Fake News, atingiam o seu ápice, e o público se via perdido sem saber em quem acreditar.

Os avanços e reestruturações que surgiram

Um marco deixado pela pandemia foi a grande e rápida evolução na área da saúde. Na busca por achar uma cura para o vírus, a ciência foi colocada a prova e novos métodos foram descobertos e desenvolvidos pelos laboratórios.

Em menos de nove meses, os cientistas encontraram e desenvolveram uma vacina eficaz para combater o sars-cov-2. Com a inserção do uso de RNA mensageiro sintético na produção do imunizante, vacinas de diferentes laboratórios mundiais começaram a ser distribuídas à população e o combate ao vírus começou a evoluir.

No ensino e no trabalho, o ambiente e a inserção de ferramentas digitais entraram com tudo na rotina. O Ensino a Distância começou a ser mais utilizado nas redes de ensino, em especial nas superiores, e o Home office se tornou uma nova forma de trabalho a ser utilizada pelas empresas.

Por fim, a saúde mental também foi muito impactada pelo período conturbado da Covid. O lockdown e a perda de pessoas próximas, gerou um aumento nos casos de depressão e ansiedade, o que reforçou para a população a importância de cuidar de si e de sua mente, além de reforçar o valor da família e de estar cercado de pessoas que nos fazem bem.

Números que não sairão de nossas mentes

Ao longo destes cinco anos, o Brasil já soma mais de 39.210.495 casos da doença. O número de mortes atinge os 715.295 óbitos, segundo o painel da Covid do Ministério da Saúde, disponibilizado pelo Governo Federal.

Os resultados de hoje são muito inferiores aos picos registrados no início de 2021, que marcaram a época da crise na saúde brasileira. O mês de março daquele ano foi até hoje o pior de todo o período da pandemia, com mais de 79 mil mortes registradas pelo Ministério da Saúde, tendo registrado no dia 29 daquele mês 3.367 óbitos.

Em comparação com os resultados antigos, a queda é bruscamente inferior. Para pegar de exemplo, fevereiro deste ano registrou pouco mais de 400 mortes derivadas da doença, apresentando uma redução de quase 100% em relação ao mês mais mortal da pandemia no país.

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai