Publicidade
Esporte
Congresso Técnico da Série A2 define mudança de formato para 2025
União Frederiquense disputará 15 jogos na primeira fase, com oito partidas como mandante
Por: Diego Macagnan
Publicado em: segunda, 17 de março de 2025 às 16:58h
Atualizado em: terça, 18 de março de 2025 às 10:41h

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na tarde desta segunda-feira, 17, o Congresso Técnico da Série A2 2025, no auditório da entidade, em Porto Alegre. O evento reuniu representantes dos 16 clubes que disputarão a competição, que tem início previsto para o dia 17 de maio e término em 31 de agosto. O União Frederiquense foi representado pelo presidente Vinícius Girardi.

Publicidade

Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de alteração no regulamento da competição, com base no Estatuto do Torcedor, mas o formato para 2025 foi mantido. A primeira fase será disputada em turno único, com todos os times se enfrentando uma vez. As oito melhores equipes avançarão para as quartas de final, enquanto os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B Gaúcha.

No congresso, também foi anunciado que o União Frederiquense terá oito jogos como mandante e sete como visitante na fase classificatória. A tabela completa será divulgada em breve pela FGF. Não haverá limite para o número de atletas que disputaram a Série A e que poderão ser inscritos pelos clubes.

Para o Presidente do União Frederiquense, Vinícius Girardi, o novo modelo de disputa da competição traz um equilíbrio técnico para a Série A2, em comparação a fórmula utilizada em 2024, que segundo o mesmo falou, gerava economia mas gerava o desequilíbrio técnico entre os participantes. O mandatário ainda falou sobre o modelo proposto pelo rubro-verde para a Divisão de Acesso desse ano. A proposta contava com um modelo semelhante ao do campeonato paulista, com quatro grupos divididos e os clubes confrontando os adversários das outras chaves, passando os dois primeiros de cada grupo ao mata-mata e os dois piores ranqueados na classificação geral sendo rebaixados.  

A Série A2 contará com a participação dos seguintes clubes: Aimoré, Bagé, Brasil-Far, Esportivo, Futebol Com Vida, Gaúcho, Glória, Gramadense, Internacional-SM, Lajeadense, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Real SC, Santa Cruz, União Frederiquense e Veranópolis.

O campeão e o vice da competição garantirão acesso ao Gauchão 2026. A competição terá 21 datas, sendo 15 na fase classificatória e 6 nos mata-matas.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai
Fotos