A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) reuniu na tarde de segunda-feira, 17, os representantes dos 16 clubes da Divisão de Acesso para definir o novo formato da competição que iniciará em 17 de maio.
A nova fórmula do campeonato terá um turno único de 15 rodadas, com todos os clubes jogando entre si em 120 jogos que compõe a primeira fase. Os oito melhores classificados avançam para o mata-mata, enquanto os dois últimos terão de jogar a Terceirona gaúcha em 2026.
Aprovação do rubro-verde
O atual presidente do União Frederiquense, Vinícius Girardi conta que o Leão da Colina gostou da nova fórmula de disputa do campeonato deste ano. “Nos agrada porque traz mais equilíbrio técnico do que o formato que vinha sendo adotado.”, enfatiza Girardi.
Um dos fatores que também atuam a favor da “nova” Divisão de Acesso são as repentinas críticas que eram feitas pelos clubes em relação ao formato anterior. “A fórmula do ano passado gerava economia, mas gerava um desequilíbrio técnico, tanto na luta contra o rebaixamento, quanto na luta pela classificação.”, destaca o presidente do União Frederiquense.
“Proposta criativa”
No Congresso técnico também foi debatido a adesão de um outro modelo de disputa, apoiado pela direção do União Frederiquense. O formato consistia nos 16 times divididos em quatro grupos, com as equipes enfrentando os adversários da outras chaves, tendo a classificação dos dois primeiros de cada grupo ao mata-mata e o rebaixamento dos dois piores ranqueados da classificação geral.
Girardi definiu a proposta do Leão da Colina como “criativa” e não descarta a possibilidade de no futuro a Federação e os participantes do torneio acatarem essa forma de competição.