Publicidade
Esporte
Obrigado, Tiago Rodrigues!
Técnico que morreu de forma prematura nessa semana, mas que conseguiu realizar seu sonho profissional e de muitas gurias que conquistaram espaço no futebol
Por: Diego Macagnan
Publicado em: sexta, 21 de março de 2025 às 11:53h
Atualizado em: sábado, 22 de março de 2025 às 11:59h

Parafraseando Abel Ferreira, um de seus maiores ídolos, Tiago Rodrigues certa vez disse: “O grupo é responsável por 80% do sucesso de sua equipe e de que sua contribuição (a do técnico) é de apenas 20%”. A trajetória do jovem e promissor técnico foi interrompida em um acidente de trânsito na manhã de quarta-feira, 19, na RSC-472, em Tenente Portela – sua cidade natal. Tiago se preparava para retornar ao comando técnico das Gurias do Yucumã – anúncio realizado oito dias antes desta tragédia, no dia 13 de março. 

Publicidade

História de superação

Assim como as gurias que ele comandava, Tiago Rodrigues também sonhava seguir o caminho de seus ídolos. Todos eles fora das quatro linhas. De Tite a Abel Ferreira, Tiago queria seguir sua carreira como “mister” para poder seguir (e criar) grandes histórias do esporte. E não é que ele criou? 

Natural de Tenente Portela, Tiago começou no futebol muito cedo, atuando em vários clubes como TAC (Três Passos), Tupi (Crissiumal), União Frederiquense (FW), Veranópolis, além de equipes do Paraná – nos respectivos Sub-20 -, além do Sapucaiense e Cruzeiro-RS – estes, como atleta profissional.  Como a vida de jogador no interior não é fácil, Tiago voltou para Tenente Portela com objetivo de ficar com a família. Em meio a sua rápida carreira nos gramados de base, perdeu o pai muito cedo, aos 15 anos, e isso pesou bastante na decisão de abandonar a carreira de atleta profissional para ajudar a mãe e seus cinco irmãos. Então ele deixou (e não deixou) o futebol de lado e se formou em Educação Física e fez pós-graduação em treinamento esportivo e personal traine. 

Após terminar sua graduação, não faltaram convites para retornar aos gramados, mas desta vez, fora das quatro linhas. Tiago Rodrigues iniciou sua trajetória como treinador para iniciar um projeto no C.E.R Miraguai, clube onde iniciou sua curta carreira como atleta, passando por várias categorias do TAC, de Três Passos, até receber o convite de Ildo Scapini, em 2021, para ser “guardião” das Gurias do Yucumã. Rodrigues seguiu no comando das Gurias do Yucumã de 2021 até o final de 2023.

Sonhos impossíveis viram realidade

Uma das frases que boa parte das atletas lembrou de Tiago Rodrigues ao homenageá-lo nas redes sociais foi: “Aproveite as oportunidades”. Ele não tinha ideia, mas além do sonho dele, muitos sonhos de inúmeras gurias foram realizados pelo “irmãozão” como era chamado por suas ex-atletas.  Bianca – natural de Derrubadas e que assinou seu primeiro contrato profissional com Inter nesta temporada –, Aninha, Aninha, Vick (Anna Vitoria Silva) e Vanice Friedrich se projetaram no futebol através do “mister Tiago”. Várias dessas gurias sob a “batuta” do técnico tiveram oportunidades em clubes como Internacional, Grêmio, Coritiba, Juventude ou América-MG.

O irmãozão!

A ex-volante das Gurias do Yucumã, Carla Dalla Cort, fez um depoimento emocionado sobre a perda do “irmãozão” que sempre foi um grande incentivador da equipe. "O Tiago sempre foi um grande incentivador! Ele estudava muito, estudava a equipe adversária e conseguia tirar sempre o máximo de nós. É uma perda muito grande, além do mais, esse ano ele retornaria ao time principal. Não perdemos só um treinador, perdemos um amigo, um irmãozão pra nós. Acredito que não só eu, mas o time inteiro vai lembrar dele com essa frase: aproveite a oportunidade!" concluiu Carla, expressando a gratidão e a saudade que permanecerão no coração de todos”, disse Carla.

Acreditar sempre

Quem também aproveitou as oportunidades foi Aninha Turchetto, que nas mãos do Tiago, que acumulou passagens no Juventude e América-MG. Aninha disse que Tiago Rodrigues conseguiu transformarsonhos impossíveis em título do interior e vaga no Brasileirão Série A3. “O professor Tiago foi um cara incrível que eu tive o prazer de trabalhar. Ele (Tiago) acreditou em um grupo de meninas da região e transformou sonhos impossíveis em realidade. Sempre confiou no meu potencial, me ajudando a chegar na carreira profissional e conquistar coisas que jamais imaginaria. Parte de tudo o que conquistei nestes anos, ele fez parte. Sou grata por ter convivido com um cara tão apaixonado pelo futebol. Fica aqui minha admiração e sempre levarei comigo todo os ensinamentos”, lamentou Aninha. 

Simplesmente, Tiago!

Uma das histórias de transformação mais marcantes de Tiago Rodrigues no futebol feminino é a de Anna Vitória Silva, a Vick. Natural de São Luís, Maranhão, Vick chegou a Tenente Portela em 2023 com o sonho de se tornar atleta profissional, e, com a ajuda do “irmãozão” Tiago, ela alcançou esse objetivo. Destaque no time em 2023, Vick disputou oito partidas e marcou dois gols – um no Grêmio e outro no Inter para o orgulho do gremista Tiago –, além de três assistências, chamando a atenção do Grêmio, que a contratou para o elenco de 2024. Recentemente, a atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o clube gaúcho. Sobre Tiago Rodrigues, Vick não esconde a gratidão por tê-la ajudado na transição do Maranhão para o RS. “Ah, o cara surreal, cara incrível demais. Foi o cara que mais me apoiou quando eu cheguei no Rio Grande do Sul pela primeira vez. Sempre me deu conselhos, sempre me apoiou ao máximo.  Vick lembra de uma conversa com Tiago após um jogo contra o Internacional, em que ele lhe disse: “Só diferente usar 10 comigo, que eu tinha feito um gol no Inter.” Para ela, Tiago não era apenas um treinador, mas um amigo. “Era um cara de muita confiança, eu me sentia surreal. Tipo, não era só um treinador, era um amigo, um cara absurdo assim, sabe?”

A atacante também fala do impacto que Tiago teve na sua carreira. “Devo muito a ele. Se hoje eu estou aqui no Grêmio e, quem sabe, futuramente na seleção, se Deus quiser, jogando fora do Brasil, eu nunca vou esquecer o Tiago. Ele marcou muito a minha vida, marca até hoje. Ele sempre falava: ‘Aproveita as oportunidades, aproveita, desfruta, time grande, onde quer que for, dá o máximo, corre, aproveita.’ Ele deixou um legado absurdo. Um cara muito inteligente, vai ser lembrado como treinador, professor, amigo. Simplesmente, Tiago!”

Fábrica de sonhos

Certa vez, Tiago Rodrigues, bom gremista que é brincou que o verdadeiro "celeiro de ases" - alcunha do Internacional -, era na verdade, a fábrica de formação de sonhos que as Gurias do Yucumã se tornou. Uma delas é a zagueira Bianca, que surgiu com 16 anos no clube, e logo na sequência, se transferiu para o Colorado. No início do ano, Bianca assinou seu primpeiro contrato profissional com o Inter até 2027. Bianca lembra da importância de Tiago na sua formação como atleta e se hoje ela está no Inter, a contribuição dele foi fundamental neste processo. ""O Tiago foi um cara muito importante na minha formação como atleta. Ele tem grande parte na profissional que sou. Sempre vou levar tudo que aprendi!", disse Bianca.

Gurias do Yucumã: o legado

O legado de Tiago Rodrigues não ficará apenas nas três temporadas e na realização de sonhos impossíveis. À frente das Gurias do Yucumã, o irmãozão chegou entre as quatro melhores do Gauchão Feminino 2021, conquistando campeão do título do Interior e terceira colocada nesse mesmo certame, o que lhe deu direito a viver um sonho: a disputa do Brasileirão Feminino A3 2022. Em 2023, a equipe chegou até o pentagonal final e não conseguiu repetir o feito das duas temporadas anteriores. Em 2024, Tiago teve um “ano sabático” das Gurias do Yucumã, seguiu seu trabalho na base do C.E.R Miraguai, e dividia a função de pai de “primeira viagem” da pequena Isis (de 1 ano e cinco meses), fruto do casamento com Jaque Senker – também personal trainer –, essa sua maior conquista. Durante sua passagem, Tiago Rodrigues comandou a equipe em 36 partidas, com 19 vitórias, 4 empates e 13 derrotas, somando 91 gols marcados. 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai