A Prefeitura de Taquaruçu do Sul busca viabilizar a pavimentação asfáltica do trecho entre a RSC-472, IFFar/FW e UFSM-FW, uma obra orçada em R$ 2.298.987,94. O projeto, que prevê uma contrapartida municipal de R$ 130 mil, está sendo encaminhado a instâncias estaduais e federais para captação de recursos necessários à sua execução.
O empreendimento, que está inserido no regime previdenciário desonerado e tem orçamento base de fevereiro de 2023, tem como responsável técnico o engenheiro Leandro Bonafé. O prefeito Luiz Blanco Alves (Bibi) conduz as negociações para obtenção do financiamento necessário, destacando a importância da obra para a região.
Além do trecho previsto no contrato, a administração municipal busca ampliar a ligação asfáltica até a estrada que leva à localidade de Santo Caeran, contemplando uma extensão total de, aproximadamente, 2.800 metros, dos quais cerca de dois mil metros, pertencem ao território de Taquaruçu do Sul, e 800 metros a Frederico Westphalen.
Segundo Bibi, há negociação com o governo estadual e articulações em Brasília para viabilizar a execução do projeto. “Estamos protocolando o projeto no Estado e também levaremos a Brasília para apresentar aos ministérios, pois é um valor significativo e de difícil obtenção apenas com emendas parlamentares, mas é um compromisso nosso buscar concretizar essa pavimentação”, afirmou Luiz Blanco Alves.
De acordo com o prefeito, a execução da pavimentação dependerá, exclusivamente, da captação de verbas, sendo que, uma vez assegurado o financiamento, o prazo estimado para conclusão da obra é de, aproximadamente, 40 a 90 dias. “Se conseguirmos os recursos, a obra pode ser finalizada rapidamente, pois a execução do asfalto é ágil”, destacou o prefeito.