O Grêmio venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1 no sábado, 29, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão Série A. O jogo marcou o reencontro do tricolor com as vitórias após quatro jogos sem superar os seus adversários.
No final, o que vale são os 3 pontos
O torcedor que compareceu a Arena no sábado viu os visitantes dominarem as ações nos primeiros vinte minutos de jogo, com o Atlético empilhando chances de gol e obrigando o goleiro Tiago Volpi a operar verdadeiros “milagres” embaixo da meta tricolor. Com o ímpeto do Galo diminuindo, o time de Gustavo Quinteros começou a ficar mais com a bola e ameaçar o adversário que era amplamente superior.
Como diz um velho ditado do futebol, “quem não faz, leva.”, e isso aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo em cruzamento do belga Francis Amuzu encontrando o centroavante Matías Arezo que cabeceou para o fundo das redes dos mineiros dando a vantagem ao imortal. O cenário que já era favorável, melhorou ainda mais após Edenílson aproveitar uma trapalhada da defesa atleticana, aumentando o placar para o time de Porto Alegre já nos acréscimos da primeira etapa.
O segundo tempo reiniciou com um Grêmio mais compacto defensivamente, sem sofrer muitas ameaças do Atlético que estava em desvantagem. A tranquilidade gremista durou até os 30 minutos da etapa complementar, quando Rony completou cruzamento de Gustavo Scarpa, diminuindo a vantagem do imortal.
Os últimos minutos da partida foram de total desespero para o torcedor gremista, que via o Atlético pressionar o time de Quinteros e o goleiro Tiago Volpi segurar as pontas na defesa. Aos trancos e barrancos, o imortal suportou a pressão do galo e saiu vitorioso na primeira partida do Campeonato Brasileiro.
Ganhou, mas ainda precisa melhorar
Mesmo com o triunfo do último sábado, o torcedor do Grêmio segue cobrando a equipe por uma melhora no desempenho do time, em especial no que se diz respeito ao setor de defesa, que voltou a sofrer muito com as chances criadas pelo adversário.
Em entrevista pós jogo, o técnico Gustavo Quinteros destacou a importância da eficácia da equipe para conseguir os três pontos diante do Galo. “Ganhamos o jogo porque tivemos eficácia. (...) Eu, como treinador, não estou contente com o jogo da equipe. Necessito que o time jogue melhor. É muito mais agradável ganhar para seguir trabalhando e melhorar”, completou Quinteros. O treinador ainda falou sobre as dificuldades defensivas que a equipe segue sofrendo, “Jogamos bem, mas tivemos inferioridade na marcação pelos lados. Principalmente pelo lado de Igor (Serrote). Eles (Atlético) foram muito superiores nas laterais. Temos que melhorar o setor defensivo. Estamos muito fracos.”, enfatizou o comandante gremista.
O próximo compromisso do Grêmio será na quarta-feira, 02, às 21h30min, contra o Sportivo Luqueño, do Paraguai, pela estreia na Copa Sul-americana.