Publicidade
Futsal
Superclássico de momentos distintos
Guarani e AFUCS chegam para o 21º clássico, hoje, às 19 horas, no Ginásio do Itapagé, em FW
Por: Eduardo Faria
Publicado em: sábado, 05 de abril de 2025 às 11:00h
Atualizado em: quarta, 02 de abril de 2025 às 11:48h

Guarani Futsal e Afucs se encontrarão logo mais às 19 horas, no Ginásio do Itapagé, em Frederico Westphalen, pela 3ª rodada da Taça Farroupilha para escrever mais um capítulo do clássico regional. O tradicional confronto vai para o seu 21º episódio, em uma história marcada por vitórias emocionantes, polêmicas e até caso de racismo.

Publicidade

Para mandar a pressão longe!

O Guarani Futsal chega para o duelo precisando se firmar na competição, a equipe de Frederico Westphalen acumula duas derrotas na Taça Farroupilha, para Soberano e São José e vê no clássico a possibilidade de tranquilizar o ambiente do clube. O time do técnico Raphael Melo conta com o apoio do seu torcedor para lotar o Ginásio do Itapagé e se recuperar no campeonato após os dois tropeços iniciais.

O Verdão não vence a AFUCS há cinco jogos, com o último triunfo ocorrendo em 6 de maio de 2023, quando bateu o rival pelo placar de 3 a 1 no Ginásio do Itapagé pelas semifinais da Taça Farroupilha. Naquela ocasião, o Bugre sofreu o revés dos seberienses no jogo de volta no Ginásio Julião, em Seberi, e acabou eliminado da competição, que logo após seria vencida pela AFUCS.

Para manter o tabu e afundar o rival

Já a AFUCS chega para o 21º clássico após “massacre” de 9 a 2 encima da ANF Futsal (Sarandi). A equipe do técnico Ramon Machado, em seus dois jogos na Taça Farroupilha, soma uma vitória e uma derrota - ocorrida na primeira rodada contra o Lokomotiv, de Palmeira das Missões.

Para o grande jogo de sábado, o time de Seberi busca manter a invencibilidade de cinco jogos sobre o maior rival e repetir o feito de 2024, quando venceu pela primeira vez o Guarani em Frederico Westphalen no dia 13 de abril de 2024, por 3 a 2 em partida válida pela Taça Farroupilha. Para manter a boa fase e deslanchar na competição, a laranja mecânica de Seberi conta com a superioridade recente encima do maior rival, aliada a grande vitória do último sábado, 29, encima da ANF Futsal, que reanimou o ambiente da equipe.

Torcida por um clássico decidido na bola

O último encontro entre os rivais regionais, no dia 31 de agosto de 2024, ficou marcado ficou marcado por um ato de injúria racial contra o goleiro, Léo Silva, e o técnico, Raphael Melo, ambos do Guarani Futsal. Na ocasião, os funcionários do Bugre acusaram dois torcedores da AFUCS de proferirem falas racistas contra o goleiro do Verdão na volta das equipes para o segundo tempo no Ginásio Julião, em Seberi. O Guarani em apoio ao seu atleta e o seu comandante decidiu se retirar de quadra. Nos tribunais, o TJD-RS concedeu os três pontos da partida para o time de Seberi após o abandono de quadra por parte da equipe de FW. Já a AFUCS perdeu mando de quadra na competição.

Histórico favorável ao Verdão

O superclássico de hoje mostra números favoráveis ao Guarani. O time de Frederico Westphalen soma oito vitórias contra o seu adversário mais tradicional. Já a AFUCS acumula seis triunfos diante do Bugre – por conta do W.O no último clássico por abandono de quadra. O confronto ainda conta com seis empates entre os dois times da região.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai