O Banco Central anunciou, no último dia 3, que o Pix receberá novas funcionalidades que prometem ampliar ainda mais sua utilização no dia a dia dos brasileiros. As mudanças incluem recursos voltados tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, com foco em facilitar transações recorrentes, programar pagamentos e melhorar a experiência de uso em compras e serviços.
Pix Parcelado
A partir de setembro, será possível contar com o parcelamento de transações via Pix. ‘’Quem recebe terá acesso ao valor total instantaneamente, enquanto quem paga poderá parcelá-lo", informa o Banco Central. A funcionalidade será válida para qualquer tipo de transação Pix, inclusive, transferências. Apesar da inovação, especialistas alertam para a importância do uso consciente do crédito. Além disso, é essencial que o consumidor esteja atento às possíveis taxas envolvidas.
Autoatendimento
O autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) deve ser disponibilizado em outubro. O novo recurso permitirá contestar transações diretamente pelo aplicativo do banco, sem a necessidade de atendimento humano e de forma totalmente digital. O procedimento será aplicado exclusivamente em casos de fraude, golpes ou outros crimes. "Ela não pode ser usada para desacordos comerciais, casos envolvendo terceiros de boa-fé e envio de Pix para a pessoa errada por erro do próprio usuário pagador (como erro de digitação de uma chave). Por ela, será possível também consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados", diz o Banco Central.