Publicidade
Poesia
Frederico Westphalen recebe um dos maiores poetas do século 21
Sérgio Vaz realizará encontros e bate-papos através do Circuito Sesc de Literatura
Por: Pedro Costa
Publicado em: quarta, 09 de abril de 2025 às 10:12h
Atualizado em: quarta, 09 de abril de 2025 às 10:31h

O “poeta da periferia”, como é conhecido Sérgio Vaz, estará presente para um bate-papo no Cine Globo, localizado na Rua Miguel Couto, 202, no dia 25 de abril, às 19h30min, em Frederico Westphalen. O evento é realizado por meio do Circuito Sesc de Literatura, no qual o poeta mineiro percorrerá diversas cidades do Rio Grande do Sul. A entrada para o encontro é gratuita.

Publicidade

Cultura periférica

Natural de Ladainha, no interior de Minas Gerais, Sérgio Vaz cresceu na periferia da zona sul de São Paulo. Foi ali que ele idealizou um movimento que transformou um bar local em um importante centro cultural: o Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), iniciativa fundada por ele.

Vaz é responsável por tornar a poesia acessível nas zonas periféricas, combatendo a ideia de que ela é restrita a um grupo seleto de pessoas, com uma trajetória marcada pelo compromisso social e pela valorização da cultura periférica, o poeta inspira milhares de pessoas ao mostrar que a arte e a literatura também pertencem às quebradas

- A poesia também durante muito tempo foi tida como uma coisa sem utilidade por algumas pessoas. Mas a gente acha que a palavra tem utilidade. E é muito louco você imaginar que esse mesmo povo, que nunca teve acesso a uma educação de qualidade pelo governo, nunca teve acesso à cultura, nunca teve acesso ao lazer, ao esporte, se descobriu através da poesia – enfatiza Sérgio Vaz.

Alguns dos prêmios que contemplam o currículo de Vaz:

Prêmio Unicef (2007): Reconhecimento por seu trabalho em prol da infância e adolescência. ?

Prêmio Orilaxé (2010): Concedido pelo Grupo Cultural AfroReggae a personalidades que contribuem para a cultura brasileira.

Prêmio Trip Transformadores (2011): Oferecido pela revista Trip a indivíduos que promovem mudanças significativas na sociedade

Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2011): Venceu nas categorias Inclusão Cultural e Destaque Cultural

Prêmio Heróis Invisíveis (2011): Homenagem a brasileiros que impactam positivamente suas comunidades. ?

Prêmio Hutúz: Reconhecimento no cenário cultural, especialmente relacionado ao hip-hop. ?

Prêmio Amigo do Livro (2015): Concedido por sua contribuição para incentivar o hábito da leitura. ?

Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos (2018): Reconhecimento pela mudança feita na comunidade através da cultura

Eleito um dos 100 brasileiros mais influentes pela revista Época (2009): Reconhecimento por sua atuação cultural e social.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai