Publicidade
Política
Prefeita de Nonoai Adriane Perin será a primeira mulher a presidir a Famurs
Gestora é representante do Progressistas
Por: Márcia Sarmento
Publicado em: sábado, 12 de abril de 2025 às 17:09h
Atualizado em: sábado, 12 de abril de 2025 às 17:12h

A prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira (PP), foi escolhida para assumir a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ela será a primeira mulher a liderar a entidade. A eleição interna do Progressistas ocorreu na noite de sexta-feira e definiu a vitória de Adriane com 174 dos 282 votos — cerca de 62%.

Publicidade

 

A escolha segue o sistema de rodízio entre os partidos que mais elegeram prefeitos no Estado. Neste ano, o PP, com maior número de prefeituras conquistadas nas eleições de 2024, indicou o nome para o comando da Famurs. Nos três anos seguintes, MDB, PDT e PL deverão ocupar a presidência da entidade.

 

Adriane deve se reunir nos próximos dias com o atual presidente da Famurs, Marcelo Arruda (PRD), para organizar a transição e definir a data da posse. O mandato na federação será de um ano.

 

Além da prefeita de Nonoai, concorreram na disputa interna os prefeitos Volmir Rodrigues (Sapucaia do Sul), com 91 votos, Marcos Corso (Três de Maio), com 10 votos, e Schamberlaen Silvestre (Cambará do Sul), com sete votos.

 

A oficialização do nome de Adriane deverá ocorrer em um encontro com os 497 prefeitos gaúchos, em data ainda indefinida. Na ocasião, também serão apresentados os seis vice-presidentes que comporão a nova diretoria, escolhidos por diferentes partidos.

 

Adriane foi reeleita prefeita de Nonoai com pouco mais de 5 mil votos, o equivalente a 65,35% dos válidos, superando os candidatos Dentista Marcos (Republicanos) e Professor Nelson (PT).

Fonte: Jornal O Alto Uruguai, com informações do Correio do Povo