Publicidade
Saúde
Unimed Noroeste/RS debate desafios da assistência ao autismo em fórum médico
Evento reuniu especialistas e profissionais da saúde para discutir avanços e soluções no cuidado a pessoas com TEA
Por: Henrique Brocco
Publicado em: terça, 22 de abril de 2025 às 13:32h
Atualizado em: terça, 22 de abril de 2025 às 13:36h

A Unimed Noroeste/RS promoveu, no sábado, 12, o “1º Fórum de Cooperativismo Médico do HU: Os Desafios da Assistência ao TEA”, no auditório do Hospital Unimed Noroeste/RS, em Ijuí. O evento reuniu médicos cooperados, especialistas convidados, colaboradores e representantes de outras cooperativas, como a Unimed Alto Uruguai/RS, para discutir os avanços e os desafios no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Publicidade

Com o crescente número de diagnósticos de TEA, a busca por estratégias qualificadas para o cuidado a essa população se torna cada vez mais urgente. A Unimed Noroeste/RS, atenta a essa realidade, organizou o fórum para compartilhar experiências, discutir os obstáculos enfrentados no atendimento e apresentar soluções que promovam um atendimento mais acolhedor e eficiente.

O diretor-executivo da Unimed Noroeste/RS, médico Fernando Vargas Bueno, ressaltou a importância do evento, destacando que a cooperativa está em busca de alternativas para aprimorar o atendimento aos pacientes com TEA e que novidades serão apresentadas em breve para os clientes.

O encontro foi conduzido pelo diretor de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade da cooperativa, médico Renan Gomes, pediatra que acompanha a implementação de um projeto específico voltado ao TEA na instituição. Ele enfatizou que o fórum reforça o compromisso coletivo de diferentes setores com a qualificação do atendimento.

A programação contou com a participação da diretora-presidente da Unimed Alto Uruguai/RS, médica Sandra Verdum Viegas, que discutiu os “Desafios e oportunidades para melhorar a assistência e o acesso a serviços de saúde de qualidade para pessoas com TEA”. Sandra, que compartilhou a experiência da criação de um serviço especializado na cooperativa de Três de Maio, destacou que um dos maiores desafios é integrar os três pilares do cuidado: família, terapia e escola. "Não podemos separar esses elementos", afirmou.

O evento foi encerrado com uma mesa redonda, mediada por Renan Gomes, onde especialistas como a psiquiatra Camila Eickhoff, da Coordenadoria de Ijuí, e a pediatra Katia Webers, da Coordenadoria de Três Passos, trocaram experiências sobre o cuidado a pessoas com TEA.

Fonte: Jornal O Alto Uruguai