Publicidade
Recomendações
Profissionais da Saúde de Caiçara participam de palestra sobre o uso de EPI’s
O encontro serviu para discutir os riscos físicos e químicos enfrentados nos ambientes de trabalho
Por: Eduardo Faria
Publicado em: segunda, 28 de abril de 2025 às 11:44h
Atualizado em: segunda, 28 de abril de 2025 às 11:48h

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), com sede em Ametista do Sul, promoveu na manhã da última sexta-feira, 25, no auditório da Câmara de Vereadores de Caiçara, um encontro para comentar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) no ambiente de trabalho. A ação reuniu profissionais da saúde dos postos do município, além de funcionários do Centro Regional de Atendimento Social (Cras) e Visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM).

Publicidade

Durante a palestra, o principal assunto abordado foi o uso adequado dos EPI’s, que são de extrema importância para a segurança dos profissionais da saúde e dos próprios pacientes. A reunião ainda tratou dos riscos físicos e químicos enfrentados nos ambientes de trabalho, como ferimentos causados por materiais perfurantes (agulhas, lâminas, ampolas de vidro quebradas, tesouras e entre outras), além de reações a substâncias químicas utilizadas em procedimentos e na limpeza.

O uso correto dos equipamentos de proteção individual previne infecções cruzadas, especialmente em ambientes hospitalares, onde muitos pacientes encontram-se com a imunidade comprometida, além de protegerem de riscos biológicos. A utilização de máscaras, luvas, aventais e óculos de proteção são fundamentais para evitar a contaminação e transmissão de doenças.

Também estiveram presentes para acompanhar o evento, o prefeito de Caiçara, Zilio Roggia; o vice-prefeito, Dirceu Bisognin; o secretário municipal da Saúde, Douglas Pires da Silva; e demais secretários que acompanharam a palestra. A iniciativa da Administração Municipal teve como objetivo promover educação e comunicação em saúde por meio de oficinas voltadas à Equipe de Atenção Primaria à Saúde (APS).

 

Fonte: Jornal O Alto Uruguai