Publicidade
Referência
Centro de Formação da Emater é inaugurado durante a Expofred 2025
Evento integra o aniversário de 70 anos da instituição
Por: Márcia Samento
Publicado em: sexta, 02 de maio de 2025 às 16:39h
Atualizado em: sexta, 02 de maio de 2025 às 16:43h

Foi inaugurado na tarde de ontem, 2, durante a programação da Expofred 2025, o Centro de Formação Regional (Cetref/FW), construído no Parque de Exposições Monsenhor Vitor Battistella, pela Emater/RS-Ascar, em parceria com a Prefeitura de Frederico Westphalen, com o objetivo de ampliar as oportunidades de qualificação voltadas a agricultores familiares e trabalhadores do meio rural.
A nova estrutura vai ofertar cursos voltados a diferentes setores produtivos, entre eles fruticultura, turismo rural, organização rural, paisagismo e culinária, buscando atender demandas identificadas nas comunidades atendidas pela instituição em toda a região.
A cerimônia de inauguração também marcou a celebração dos 70 anos de atuação da Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul, que mantém ações de assistência técnica e extensão rural e social em todos os municípios gaúchos, com foco no fortalecimento da agricultura familiar, na geração de renda e na valorização das práticas sustentáveis no campo.
Como parte das atividades da Expofred, foram preparadas oito parcelas temáticas que apresentam práticas e tecnologias utilizadas nos serviços de assistência da Emater, abordando temas como manejo de solos, olericultura, fruticultura, secagem e armazenagem de grãos, bovinocultura de leite, turismo rural, erva-mate, plantas bioativas e jardins produtivos.
A programação da feira também inclui oficinas na Cozinha Didática, espaço tradicional da Emater na Expofred, onde serão realizadas demonstrações culinárias com ingredientes da agricultura familiar, com o objetivo de promover a segurança e a soberania alimentar entre os participantes.
Durante a inauguração, o vice-prefeito de Frederico Westphalen, Chester Francescatto, destacou a importância da nova estrutura para a formação de produtores e agentes locais, afirmando que o espaço será utilizado para a execução de políticas públicas já consolidadas no município, como o programa Jardins do Norte Gaúcho, e que representa uma parceria efetiva entre governo municipal e Emater.
O presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, afirmou que o novo centro tem como finalidade centralizar ações de capacitação e multiplicação de conhecimento técnico, promovendo a conexão entre atividades presenciais, visitas técnicas a propriedades-modelo e novas formas de atendimento remoto, que já fazem parte do cotidiano dos extensionistas e produtores.
Ao final da cerimônia, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Vilson Covatti, parabenizou a instituição pelos 70 anos de atuação e destacou o papel estratégico da Emater na reconstrução e no fortalecimento da agricultura familiar no estado, ressaltando a importância de iniciativas que promovam geração de renda, inovação e inclusão no meio rural.
 

Publicidade
Fonte: Jornal O Alto Uruguai